terça-feira, 1 de outubro de 2013

BANCO DO VATICANO FATURA 86 MILHÕES DE EUROS E PUBLICA CONTAS PELA 1ª VEZ

Agência Brasil (Cidade do Vaticano) – O Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conhecido como o Banco do Vaticano, publicou hoje (1º) pela primeira vez o balanço anual, com um resultado líquido de 86,6 milhões de euros em 2012. Até agora, o Banco do Vaticano, cujo secretismo levou à inclusão na “lista negra” das instituições financeiras, não publicava as contas da entidade.
O documento, de mais de 100 páginas, contém, além do balanço de 2012, um resumo das contas dos primeiros oito meses de 2013 e um relatório que certifica os dados, levantados pela empresa de auditoria internacional KPMG.
O IOR apresentou, em 2012, lucros líquidos de 86,6 milhões de euros, dos quais 54,7 milhões se destinaram aos cofres do Vaticano. Em 2011, o IOR declarou lucros de 20,3 milhões de euros.
O novo presidente da entidade bancária do Vaticano, Ernest von Freyberg, explicou à Rádio Vaticano que “o IOR está empenhado num processo de reformas exaustivas, para promover os mais rigorosos padrões profissionais e de conformidade, incluindo a aplicação de processos rigorosos contra a lavagem de dinheiro e a melhoria das estruturas internas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário