terça-feira, 24 de setembro de 2013

PT DEIXA PORTA ABERTA PARA EDUARDO



FERNANDO RODRIGUES - FOLHA DE S.PAULO 
 Ao se negar a romper com o PSB nos governos estaduais socialistas dos quais participa, o PT opta por esticar ao máximo a aliança entre as legendas, por mais frágil que seja essa associação no momento.
Uma das razões da vitória de Dilma Rousseff em 2010 foi a sua coalizão oficial ter englobado dez partidos, um recorde histórico entre todos os vencedores de disputas pelo Palácio do Planalto. O PSB esteve nessa aliança dilmista.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o marqueteiro João Santana, estrategistas do projeto reeleitoral de Dilma, consideram fundamental ter o maior número possível de legendas no campo governista. Essa configuração daria grande tempo de TV para a candidata, sufocando rivais.
O objetivo de Dilma é tentar vencer no primeiro turno. A ordem da direção petista é não hostilizar o PSB. Engolir a seco a estratégia mais beligerante do governador Eduardo Campos (PE), que determinou na semana passada que os socialistas deixassem seus cargos no governo federal.
Apesar de a situação parecer quase irreversível, tudo ficaria pior se nesta semana os petistas também anunciassem que iriam abandonar os governos estaduais do PSB. Há muito de cálculo político na decisão de ficar com os socialistas esperando por (hoje improvável) eventual reedição da aliança nacional em 2014.
O PT quis evitar o emparedamento do PSB. Deixou porta aberta para Campos ensaiar recuo mais adiante. A esperança de Lula é que a economia melhore até o início do ano que vem, Dilma obtenha altas taxas de aprovação e que o governador empaque nas pesquisas no patamar dos 5%.
Sem chances reais de vitória, Campos então poderia reavaliar o quadro e adiar seu plano presidencial para 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário