sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MENDES DEFENDE O INDEFENSAVEL: NÃO HÁ PROVAS CONTRA DIRCEU

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes saiu em defesa do julgamento do mensalão. De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, ele afirmou que “há provas cabais contra José Dirceu”, respondendo a Ives Gandra Martins. Em entrevista à publicação, o jurista disse que o petista foi condenado com base em indícios e presunções. O magistrado é amigo e coautor de livros com Gandra Martins e diz: “Tenho respeito e afeto pelo Ives, mas suas declarações foram impróprias”.
De acordo com a publicação, Mendes cita, entre “inúmeras” provas, depoimentos de testemunhas que dizem que todas as negociações do governo com partidos precisavam ser referendadas por Dirceu, além das negociações com o Banco Rural. Ele afirmou, em tom de brincadeira: “Ainda bem que o Ives teve o bom senso de não propor a canonização do José Dirceu”.
Por outro lado, Ives Gandra Martins disse que recebe as críticas “com muito respeito, pois tenho pelo Gilmar uma grande admiração”. No entanto, ele mantém sua opinião. “Sei que há depoimentos, mas a prova testemunhal é a pior das provas. Não há contra Dirceu a prova material”, afirmou.
Ainda segundo a publicação, ele registrou na entrevista que, por criticar a teoria do domínio do fato, recebeu telefonemas de apoio “tanto de ministros do STF, aposentados e na ativa, quanto de outras cortes”. E de professores de direito “do Brasil inteiro”.(BLOG DA FOLHA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário