domingo, 1 de setembro de 2013

JORNALISTA CONTA EM LIVRO COMO FHC COMPROU A EMENDA DA SUA REELEIÇÃO


mendonca_filho_foto_brizza_cavalcante_ag_camara
Sempre se disse que a aprovação da emenda da reeleição em 1997, de autoria do deputado pernambucano Mendonça Filho (DEM), só foi possível porque o PSDB “comprou” votos de parlamentares para este fim. Mas faltava ainda uma prova concreta para dar veracidade a esta versão.
A prova finalmente apareceu: é o livro “O Príncipe da Privataria” de autoria do jornalista Palmério Dória.
A partir de uma reportagem da “Folha de S.Paulo”, publicada à época, com base numa fonte identificada apenas por “Senhor X”, Palmério Dória revela no livro quem é este personagem.
Trata-se do empresário e ex-deputado estadual e federal, Narciso Mendes, natural do Rio Grande do Norte e proprietário da retransmissora do SBT no Estado do Acre.
Foi ele quem gravou a voz dos deputados Ronivon Santiago e João Maia (PFL-AC) dizendo que tinham recebido R$ 200 mil para votar a favor da emenda.
A fita foi entregue ao repórter Fernando Rodrigues, que fez a matéria sobre a compra de votos, que fora articulada pelo então ministro das comunicações, Sérgio Motta, grande amigo do presidente FHC.
O então procurador-geral da República, o pernambucano Geraldo Brindeiro, que ficou conhecido como “engavetador geral da República”, nada fez para investigar o escândalo.
Uma semana após a sua divulgação, os dois deputados renunciaram ao mandato. A emenda passou no Congresso por larga margem e o presidente FHC foi reeleito.

Por: Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário