sábado, 20 de junho de 2015

Paulo entrega 186 unidades do habitacional Governador Eduardo Campos e Mercado Público de Carnes

Moradia digna e segura para o povo da Mata Sul pernambucana. É o que o Governo do Estado proporcionou às famílias vítimas da enchente de 2010 com a entrega, nessa sexta-feira (19), de 186 unidades habitacionais da segunda etapa do Residencial Governador Eduardo Henrique Accioly Campos, em Belém de Maria. O governador Paulo Câmara foi ao município entregar as chaves aos moradores.

Contratado através do programa Minha Casa, Minha Vida, o habitacional contabiliza 398 casas construídas. As primeiras 212 unidades foram entregues em setembro de 2014. Ao lembrar que as enchentes atingiram 68 municípios da Mata Sul, o governador reforçou a importância do olhar pela melhoria das cidades.

"Precisamos assegurar que o que ocorreu em 2010 não ocorra mais. Para isso, foram feitas as barragens, além das obras de recuperação. Darei continuidade a esse trabalho; vou finalizar a Operação Mata Sul, e, ao mesmo tempo, buscar alternativas de desenvolvimento dessas cidades, sabendo que o dever de casa foi feito. Se tivermos uma chuva como a de 2010, ela não vai causar nenhum tipo de transtorno e destruição nessa região", destacou Paulo. 

Diante da população de Batateiras, o governador também assegurou que o desafio do déficit habitacional será enfrentado. "Muitas casas vão ser feitas ao longo dos próximos quatro anos. Me comprometo com vocês; as casas ficarão tão bem feitas como essas que estamos entregando hoje. Casas dignas que vão melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Não tem coisa mais bonita e emocionante do que entregar uma casa a uma família, às pessoas que querem viver, trabalhar, estudar e ser feliz na sua cidade, morando em casas bonitas como essas", ressaltou Câmara. 

Nascido e criado em Batateiras, o agricultor Amaro Soares, 59 anos, também comemorou a moradia nova, onde vai viver com a esposa. "Sou só alegria. Só a gente sabe o que passou em 2010. Foi um aperto muito grande. Perdemos quase tudo e hoje receber essa casa nova é uma grande coisa. Já olhei a casa e gostei muito. Agora, meu plano é terminar o resto da minha vida por aqui", confessou. 

Quem também comemorou a entrega das chaves foi a agricultora Adriana Feitosa, 27, que vai morar com o marido e dois filhos. "A casa ficou linda, um sonho, maravilhosa", elogiou, ao destacar a importância da localização. "E o melhor, fica longe da beirada do rio e da sujeira, porque a casa que eu tinha antes da enchente era na beira no esgoto", comentou.

As unidades habitacionais dos empreendimentos da Operação Mata Sul possuem 41,30 m² de área, com dois quartos, banheiro, cozinha, sala, área de serviço, com marco divisório de lotes. Foram construídas contemplando todos os serviços de infraestrutura urbana, tais como pavimentação das vias, drenagem de águas pluviais, sistema de esgotamento sanitário com estação de tratamento de esgoto, sistema de abastecimento de água com reservatório elevado, energização e iluminação pública. Também possuem áreas destinadas à construção de equipamentos públicos de assistência social, à saúde, à educação e outros serviços.

MERCADO PÚBLICO - Em sua passagem pela Mata Sul, o governador também entregou equipamento erguido com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM): o Mercado Público de Carnes, na cidade de Jaqueira. Batizado de Edivaldo Silvestre Ferreira, o mercado recebeu R$ 327 mil em investimentos e conta com 28 boxes. No espaço, serão comercializadas carnes bovina, suína e caprina, além de aves e frios. O município recebeu repasse total de R$ 1,1 milhão das edições 2013 e 2014 do fundo.

Responsável pela criação do FEM quando secretário da Fazenda, o governador afirmou que o programa "veio para ficar". "Já anunciamos o FEM 2015 e vamos anunciar todo ano. O que a gente precisa agora é atravessar este ano priorizando, economizando, gastando naquilo que é importante. E aplicar recursos nos municípios que garantam investimentos, a melhoria dos equipamentos públicos, o emprego e a renda. Dessa forma, com parcerias, é que vamos fazer Pernambuco continuar no caminho certo", encerrou Paulo Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário