sexta-feira, 19 de junho de 2015

0s Municípios brasileiros com pior gestão estão no Nordeste



geraldo_julio_foto_andrea_rego_barros


Pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgada nesta quinta-feira (18) revela que os municípios brasileiros com pior gestão estão localizados no Nordeste.
Pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal, que há três edições avalia a situação fiscal dos municípios por meio de receita, despesas com pessoal, investimentos, custo da dívida e liquidez, as 10 cidades com pior governança ficam no Nordeste: cinco na Paraíba, três na Bahia, uma no Ceará e outra em Sergipe.
De acordo com o levantamento, 96,5% dos municípios nordestinos estão em situação fiscal difícil e um terço das prefeituras compromete mais de 60% de suas receitas com a folha de pessoal, descumprindo a Lei de Responsabilidade que estabelece o limite de 54%.
Entre as 10 capitais brasileiras com melhor gestão fiscal estão Recife (4º lugar), governada pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB), Natal (7º) e Fortaleza (9º). Todas têm conceito B (boa gestão). Já a capital com pior gestão é João Pessoa.
Os Estados com maior número de prefeituras no ranking de má governança são Alagoas (66% das cidades) e Sergipe (62,7%), Paraíba (56,2%) e Pernambuco (41,3%).
Já o Rio de Janeiro é a capital brasileira com melhor governança pública e a única que apresentou conceito A. Ela ocupa a 16ª posição dentre todos os municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário