domingo, 21 de dezembro de 2014

Vai pra Cuba: a ‘abertura’ e a Joia do Caribe



Leandro Mazzini - Coluna Esplanada
 A celebrada reaproximação oficial entre Estados Unidos e Cuba foi comemorada por Obama e Raúl Castro, mas a ‘abertura’ não envolve o bloqueio econômico. Mas há dois motivos puramente econômicos na gentilidade dos americanos. Considerada a Joia do Caribe, o Porto de Mariel – que acaba de ser erguido com verba do Brasil, via BNDES e até com doação – será o maior entreposto comercial marítimo e a melhor rota para a Europa e Ásia. E o presidente russo Vladmir Putin acaba de perdoar uma dívida de US$ 35 bilhões do regime, além de anunciar investimentos de US$ 3,5 bilhões na ilha. Ou seja, os EUA não querem perder para a Rússia a operação de Mariel.
A decisão dos EUA de restabelecer relações começou com uma grande jogada de Raúl. Ele ofereceu a operação do porto aos americanos, mas depois convidou o concorrente.
Os yankees enviaram o presidente da Câmara de Comércio dos EUA, e Raúl, esperto, na semana seguinte recebeu o presidente russo Vladmir Putin e ofereceu o mesmo.
A Coluna cantou na edição de 4 de junho, Raúl leiloa entre Rússia e EUA o porto, e o final desta história pode ser um mico para o governo do Brasil: pagou e não levou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário