domingo, 21 de dezembro de 2014

Para Lyra: “O PSB terá que construir o seu líder"

Governador disse que Paulo Câmara não pode ser taxado como líder do partido (Foto: Leo Motta/ Folha de Pernambuco)
O governador João Lyra (PSB) ingressou na gestão do Estado com um prazo de validade. O socialista substituiu o ex-governador Eduardo Campos (PSB) em abril deste ano, mas não foi escolhido para sucedê-lo. O gestor sempre afirma que não guardou mágoas do neto de Miguel Arraes – apesar de não ter sido consultado sobre a sucessão – e também não tem nenhum problema com Paulo Câmara (PSB), que assumirá o seu lugar no próximo ano. No entanto, em entrevista à Folha de Pernambuco e ao Blog da Folha, ele afirma que ainda é cedo tachar o futuro governador como a principal liderança do PSB. Segundo Lyra, “é preciso construir um novo líder para o partido”.
“Eu não acho que não cabe o nome de tutela de Eduardo sobre Paulo Câmara. Acho que cabe que ele era liderado por Eduardo Campos. Agora, nós estamos sem o líder estadual do PSB. E essa liderança não se transfere e não é identificada pelo cargo. Ela tem que ser construída. Nós não temos uma liderança estadual do PSB. Temos pessoas que ocupam cargos importantes”, disse João Lyra.
De acordo com o socialista, uma nova liderança no partido pode surgir no mandato de Paulo Câmara. Para ele, mesmo com a falta de um líder, não há risco de haver uma disputa interna na sigla.
“Acho que isso faz parte da atividade política. Disputas, divergências, convergências. Uma disputa não é racha. Nacionalmente, há um novo governador em Brasília, Rodrigo Rollemberg (governador eleito do Distrito Federal). Vai se tornar ou não uma liderança nacional? Não sei. Ele foi um bom senador, tem uma responsabilidade imensa. Márcio França, em São Paulo, vai ser vice-governador do maior estado do País, qual vai ser o papel dele no PSB? Ele é uma liderança forte em São Paulo. Tem Renato Casagrande, que perdeu a eleição no Espírito Santo, mas teve a gestão aprovada e é presidente da Fundação Mangabeira. Que papel ele vai ter? Pernambuco é um Estado importante? É. Mas o PSB não tem uma liderança nacional”, explicou

Nenhum comentário:

Postar um comentário