domingo, 21 de dezembro de 2014

Expectativa sobre a duração da unidade da Frente Popular

Por Ricardo Dantas Barreto e Amanda Seabra
Da Folha de Pernambuco
A chamada unidade será acompanhada ao longo dos próximos dois anos. Vale lembrar que, em 2010, Eduardo Campos foi reeleito governador, tendo na aliança o PTB e o PT. Ambos tiveram secretários de Estado, mas romperam no meio do caminho e viraram adversários este ano. Nestes dois partidos, ainda não se aponta alguém para concorrer à Prefeitura do Recife.
Na Frente Popular, contudo, além de Geraldo Julio, há o deputado federal eleito Daniel Coelho (PSDB) e a futura estadual Priscila Krause (DEM), que se consideram independentes. O DEM, inclusive, ainda será contemplado, possivelmente, no comando do Lafepe.
A manobra do governador eleito Paulo Câmara para compor o seu secretariado é classificada pelo cientista político Túlio Velho Barreto como uma atitude puramente política. “Acho que essas escolhas não foram feitas com objetivo primordial de ter a melhor equipe, tecnicamente falando. Elas foram feitas com o objetivo de ter a melhor equipe, considerando o jogo político”, avalia.
Já o também cientista Juliano Domingues acredita que houve um equilíbrio entre o critério técnico e político. “A escolha de secretariado tende a ser o resultado de um cálculo complexo em que se pesa, principalmente, a habilidade política do escolhido, sua competência enquanto gestor e o atendimento aos interesses de grupos aliados. Não há, portanto, secretariado puramente técnico ou puramente político. O cenário parece tender ao equilíbrio”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário