quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Casos de nepotismo derrubou prefeita de São José da Coroa Grande

Foto: divulgação/Facebook.
Foto: divulgação/Facebook.
Do JC Online
Por Beatriz Albuquerque

Os últimos dias foram de tensão política no município de São José da Coroa Grande, no litoral sul do Estado. A prefeita Elianai Buarque (PDT) foi afastada do cargo, na segunda-feira (22), por meio de uma liminar do juiz da comarca, Sander Fítney Brandão, devido à prática de nepotismo. Mas, poucos minutos antes da vice-prefeita, Eliete Maria (PTB), assumir a função, Elianai conseguiu uma suspensão parcial da liminar e retornou ao cargo.
De acordo com a decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, o afastamento dos 12 familiares da prefeita, com parentesco até 3° grau, e da esposa do secretário de obras, que ocupam cargos na administração pública, seria medida suficiente para eliminar o risco de dano à ordem pública. Por isso, ele suspendeu parcialmente os efeitos da liminar, apenas no que diz respeito ao afastamento da prefeita, até o julgamento do mérito.
Elianai é esposa do ex-prefeito de Barreiros, João Marcolino Gomes, conhecido por “João Baleia”, condenado pela Lei da Ficha Suja. Inelegível nas eleições de 2012, João Baleia lançou a sua esposa como candidata. Ao ser eleita, ela indicou o marido para ser o secretário de governo, fato que motivou a abertura de um inquérito civil pelo MPPE e, posteriormente, ação no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
De acordo com a decisão em primeira instância, os atos de nomeação configuravam “clara violação aos princípios da impessoalidade e moralidade”, demonstrando que a prefeita teria feito mau uso do cargo, procurando “privilegiar escusos interesses privados em detrimento do superior interesse público”.
Além do marido da prefeita, foram afastados da prefeitura os secretários: do Meio Ambiente, André Dahoui (casado ou convivente em união estável com a sobrinha da prefeita); do Município, Cristiano José Ximenes (genro da prefeita); de Turismo, Thomaz Dantas Buarque Pinheiro (sobrinho da prefeita); de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Direitos, Wagner Germiniano (genro do irmão da prefeita); e da Juventude, Sahra Buarque Gomes (filha da prefeita).
Na lista de nomeações anuladas há ainda o gestor da Previdência Municipal, Luiz Antônio Trigueiro da Costa (casado com a sobrinha da prefeita); a servidora do município não concursada, Norma Nascimento Buarque (irmã da prefeita); médica do município, não concursada, Paloma Buarque Gomes (filha da prefeita); coordenadora do Programa de Saúde da Família, Lívia Renata Rodrigues Alves (esposa/união estável do secretário de obras Fernando Rosa); diretora de unidade, Raíssa Alessandra Buarque Pessoa (sobrinha da prefeita); servidora da prefeitura não concursada, Luziara Reis Buarque (cunhada da prefeita); e o agente de combate às endemias, Bekson Bosco Santos de Melo (sobrinho da prefeita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário