segunda-feira, 31 de março de 2014

Professores de Caruaru querem salário da greve


10003083_490838414351054_2139031151_n

Os professores da rede municipal de ensino em Caruaru, Agreste de Pernambuco, ficaram surpresos ao olhar o saldo bancário nesta segunda-feira (31), referentes aos salários do mês de março. De acordo com o sindicato dos servidores municipais de Caruaru (SISMUC), todos os docentes que estiveram envolvidos de uma forma ou outra com a greve da categoria tiveram altos descontos no contra-cheque, além do não desconto do plano de saúde.

Em nota enviada à imprensa, o sindicato criticou a postura adotada pelo Executivo Municipal. “O desconto dos dias parados dos professores participantes do movimento, além de ser ilegal não se justifica, pois, todos sabem que o professor tem uma carga horária anual a cumprir, que caso ocorra corte em seu salário, este mesmo professor, fica desobrigado a repor as aulas. Portanto, o aluno não terá a sua carga horária completa”.

O assunto dos descontos no salário dos professores tomou as redes sociais, tendo relatos de que uma docente recebeu apenas R$ 16,00. Os vários posts na página da internet motivou ainda mais para que a categoria siga com a greve. Segundo o presidente do sindicato, Eduardo Mendonça, o SISMUC vai entrar na justiça para que os salários sejam pagos de forma efetiva. “Vamos entrar com um mandato de segurança junto ao Tribunal de Justiça para que os professores recebam os reajustes. Essa situação nem estava prevista na liminar que garantiu que a greve era ilegal, fizeram pro conta própria, mas vamos acionar a justiça”, disse o presidente, que foi a Capital Pernambucana esta manhã.

Após assembleia geral da categoria esta tarde, os professores comunicaram ao Ministério Público sobre os cortes nos salários. Eles alegam que a atitude do Executivo é ilegal e foram pedir providências a promotora da Educação, Silvia Amélia.

Em resposta, a Prefeitura Municipal justificou, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, o motivo do corte salarial dos docentes. “A Secretaria de Administração explica que o ponto dos faltosos foi cortado diante da ilegalidade da greve, conforme decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A Prefeitura está concluindo o edital para contratação de professores substitutos para que as aulas sejam completamente normalizadas em todas as escolas municipais”.(do blog de magno martins)


Nenhum comentário:

Postar um comentário