terça-feira, 1 de abril de 2014

Começa a tramitar novo projeto com regras para criação de municípios


Plenário do Senado

Já está tramitando no Senado um novo projeto de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) estabelecendo regras para a criação de novos municípios.
O projeto faz parte de um acordo entre as lideranças do Congresso e o Palácio do Planalto para resolver o impasse em relação a outro projeto de autoria do mesmo senador, que foi aprovado por larga margem e vetado pela presidente Dilma Rousseff.
A proposta institui regras para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, regulamentando o texto constitucional que versa sobre esta matéria.
Uma das exigências do Palácio do Planalto de que as regiões Sul e Sudeste sigam critérios mais rígidos para emancipar distritos do que as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Ao apresentar o projeto à mesa do Senado na última quarta-feira (26), o senador roraimense também apresentou um requerimento para que a matéria tramite em caráter de urgência.
Número mínimo de habitantes para o novo município, estudo de viabilidade e regras para a apresentação da proposta às assembleias estaduais estão entre as regras sugeridas no projeto.
A população mínima é de 5 mil habitantes para municípios na Região Norte, aumentando gradativamente conforme elevam-se as densidades das demais regiões, até chegar a um mínimo de 15 mil para novas cidades nas regiões Sul e Sudeste.
Para o Centro-Oeste, a exigência é de 6,5 mil, enquanto que, para a região Nordeste, o mínimo estabelecido é 8,5 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário