sexta-feira, 4 de abril de 2014

Governador entrega Parque da Macaxeira e Escola Técnica Estadual

A população da Zona Norte do Recife passa a usufruir, em um só lugar, de acesso à educação, lazer e cultura. Tudo isso está reunido no bairro da Macaxeira, às margens da Avenida Norte, local onde foram erguidos o Parque Urbano da Macaxeira Ministro Fernando Lyra e a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista. Os equipamentos foram inaugurados pelo governador Eduardo Campos, nesta quinta-feira (03/04), que esteve no local acompanhando da primeira-dama Renata Campos, dos cinco filhos e dos secretários de Educação e Esportes do Estado, Ricardo Dantas, e das Cidades, Danilo Cabral.

"Essa parque fica na Macaxeira, mas dialoga com toda Casa Amarela, onde se tem poucas opções de lazer. E a gente sabe o que a falta de lazer é capaz de fazer na vida de uma família: estresse, vicio, sedentarismo, além de irritação por não ter um lugar para caminhar e conviver", disse o governador, ao lembrar o sofrimento e desalento ocasionado pelo fechamento da antiga Fábrica da Macaxeira, em 1983, que funcionava no local em que os novos equipamentos foram erguidos.

O Parque Urbano da Macaxeira Ministro Fernando Lyra compreende uma área total de 10 hectares, passando a ser o maior parque urbano da Região Metropolitana do Recife, superando espaços como Parque da Jaqueira e Treze de Maio, ambos com 7 hectares cada. Voltado para o lazer e cultura, o parque contou com R$ 54,1 milhões em investimentos.

O complexo possui ciclovia com 630 metros, pista de cooper com 1,1 quilômetro, duas quadras poliesportivas, um campo de futebol, pista de skate com 950 metros quadrados, playground e academia com equipamentos de musculação. Ainda serão entregues à população, em maio deste ano, um posto de atendimento do Expresso Cidadão, uma biblioteca multimídia, um restaurante e um circo arena com 900 metros quadrados - este último será um espaço para shows e apresentações culturais.

Já a ETE Miguel Batista, que tem capacidade para atender até 1.200 alunos, oferece, inicialmente, dois cursos: Informática e Redes de Computadores, ambos vinculados ao ensino médio em tempo integral. A escola também vai funcionar, já neste mês, como polo presencial para os cursos técnicos à distância em Administração, Logística, Restaurante e Bar, Informática e Segurança do Trabalho. A unidade foi batizada de Miguel Batista em homenagem a um operário e líder sindical.

No total, foram investidos R$ 7,8 milhões para erguer a ETE que conta com uma área construída de 3,7 mil metros quadrados. A unidade, que ocupa o prédio principal da antiga Fábrica da Macaxeira, possui quadra poliesportiva coberta, refeitório, área de convivência, 12 salas de aula, biblioteca, auditório, seis laboratórios de disciplinas como informática, biologia e química, além de outros dois reservados aos cursos técnicos. O estudante Aiomas Almeida, de 14 anos, que já está cursando Informática na unidade, aprovou a infraestrutura da ETE. "Os professores são nota 10, as salas são climatizadas, e a quadra e o refeitório são ótimos. Está tudo perfeito", elogiou.

Com a inauguração da ETE Miguel Batista, Pernambuco passa a ter 26 escolas técnicas estaduais em pleno funcionamento. Até o final deste ano, o número vai aumentar para 40 unidades, o que representa um aumento de 800% em relação a 2006, quando havia apenas cinco em funcionamento no Estado, sendo duas no Recife e outras três, respectivamente, em Escada, Palmares e Serra Talhada. Além do quantitativo de escolas técnicas, o número de matrículas também apresentou um crescimento no Estado de cerca de 6.000%, saltando de 231, em 2006, para 13.609, em 2013.

As ETEs pernambucanas oferecem, ao todo, 30 cursos presenciais e nove a distância para mais de 23 mil estudantes em todo o Estado. Os cursos presenciais são oferecidos em duas modalidades: Integrado e Subsequente. Na primeira opção, o estudante que já concluiu o ensino fundamental faz o curso técnico de maneira integrada ao seu ensino médio. No subsequente, a pessoa que já tem o diploma de ensino médio, pode se profissionalizar em uma carreira técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário