quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ministério Público reprova condições de trabalho da Celpe

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados discutiu, nesta quarta-feira (2), a pedido do deputado Eduardo da Fonte, a situação dos funcionários terceirizados da Celpe, que foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho por terceirização ilegal (trabalho escravo) em 2013.
Segundo funcionários da empresa, muitas vezes falta escada e até o equipamento de proteção pessoal (sky). “Todo ano perdemos colegas de trabalho por choque elétrico. Dia 18 de março morreu mais um funcionário [Sérgio Ricardo Barbosa], em Jaboatão, mas a Celpe abafou o caso”, relatou um funcionário que não quis se identificar.
O deputado Eduardo da Fonte (PP) questionou o presidente da Celpe, Luiz Antonio Ciarlini, pela falta de assistência à família da vítima. “Cadê a assistência da Celpe? A Celpe foi condenada por trabalho escravo. Mas isso é pouco diante do lucro de 107 milhões só em 2013. Não podemos admitir o descaso dessa empresa, que já matou 63 pessoas desde 2012 por descarga elétrica na rua”, ressaltou.
A Procuradora do Ministério Público do Trabalho Vanessa Patriota afirmou que a Celpe é conivente com a situação. “Constatamos várias irregularidades, entre elas, o excesso na jornada de trabalho, privando funcionários a ter intervalos até para almoçar”, destacou.
(Do blog de jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário