sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Palácio do Campo das Princesas entregue à população totalmente restaurado

O Governo do Estado entrega ao povo pernambucano o Palácio do Campo das Princesas totalmente restaurado. A cerimônia de reabertura do Palácio, com a presença do governador Eduardo Campos e de autoridades convidadas, será nesta sexta-feira (14/02), às 18 horas. Todo o interior do edifício foi minuciosamente restaurado, resgatando a dignidade dos ambientes internos e externos e contribuindo para a preservação da cultura do povo de Pernambuco, que tem no “seu palácio” um referencial simbólico dos seus princípios e valores libertários.


O projeto, orçado em R$ 30,6 milhões, com patrocínio das empresas OI, FIAT, Bradesco, Construtora Odebrecht, Banco Pactual e Chesf, contempla a restauração e modernização de todo o complexo, formado pelo Edifício Sede - que possui três pavimentos - e mais quatro prédios anexos, compostos de dois pavimentos cada e jardins circundantes. Na primeira etapa da reforma, será entregue apenas o Edifício Sede. Mais de 500 empregados trabalharam na restauração e modernização da sede do governo, que iniciou em agosto de 2012. Ainda este ano, serão entregues os prédios anexos e o jardim, que também será totalmente restaurado.

A restauração do Palácio do Campo das Princesas resgatou as feições originais do edifício, removendo grossas camadas de pintura (em alguns ambientes, existiam 22 camadas), resgatando as cores originais e restaurando os elementos do forro de estuque, as portas e janelas, assoalhos e parquets. Também foi recuperada a cobertura, inclusive com instalação de novas calhas, as claraboias, que receberam novos vidros, os vitrais e as fachadas que tiveram, inclusive, as cores originais resgatadas.

No Salão Nobre e no Salão das Bandeiras, todo o douramento foi resgatado, valorizando assim toda a ambiência destas salas. No Saguão Central, no térreo, foi recuperada a argamassa pigmentada, revestimento original das alvenarias e pilastras oculto sob diversas camadas de tinta e em péssimo estado de conservação.

A acessibilidade também foi contemplada na obra. Foram instalados dois novos elevadores, enquanto os outros dois originais foram renovados e modernizados. Além disso, foram construídas rampas de acesso, banheiros acessíveis e um sistema de comunicação para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Além da reforma do Edifício Sede, todas as obras de arte passaram por exaustivo processo de restauração, bem como a serralheria artística, ao todo 72 unidades, inclusive seus elementos em Bronze. Também foram recuperados os móveis do Palácio. Fazem parte deste mobiliário peças rebuscadas, com trabalho em entalhe riquíssimo, a exemplo do conjunto Neo-Rococó da Sala de Visitas e mesa do Salão das Bandeiras, em estilo Luís XV.

O projeto de restauração do Palácio do Campo das Princesas foi aprovado pelo IPHAN/PE e FUNDARPE, elaborado pelo escritório de arquitetura GRAU e pelo atelier de restauração GRIFO, e executado pela Velatura Restaurações, com apoio da Fundação Roberto Marinho.

A população poderá visitar o Palácio a partir do próximo dia 20/02, uma quinta-feira, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. As visitações serão agendadas pelo e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br. Cada visita terá o limite de 75 inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário