sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

OAB chama atenção para superlotação na Colônia Penal Feminina do Recife

 
Do blog de jamildoBom Pastor (DSC_1236) - Foto de Liniker

No mesmo dia em que explodiu uma rebelião, com mortes, em Itamaracá, a  OAB-PE deu continuidade às vistorias nas unidades prisionais de Pernambuco. Desta vez, os representantes da Ordem estiveram na Colônia Penal Feminina do Recife, conhecida como Bom Pastor, no bairro do Engenho do Meio.
A visita aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 13. Todo o prédio foi vistoriado.
No comando da comitiva, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, João Olímpio.
Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados, Maurício Bezerra, e o conselheiro seccional Denivaldo Batista.
Na ocasião, o grupo da OAB foi recebido pela diretora da unidade, Charisma Tomé, e pelo superintendente de capacitação do sistema penitenciário, coronel Geovane Melo.
Como nas visitas feitas as outras unidades prisionais, a OAB-PE constatou o problema da superpopulação dentro das celas.
O Bom Pastor abriga hoje 897 mulheres, três vezes mais que a sua capacidade, que é de 270 detentas.
A colônia conta também com 56 agentes penitenciários e uma escola estadual dentro da unidade. Cerca de 30% das mulheres que cumprem pena estão estudando. Nos corredores, muitas reclamações.
A equipe da OAB ouviu vários casos onde as presas denunciam maus tratos, problemas com higiene e também com a comida.
A OAB-PE encerra o cronograma de visitas na sexta-feira, dia 21, quando estará no Presídio Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares, litoral Sul do Estado.
Encerradas as vistorias, a OAB-PE irá elaborar um relatório a ser concluído e apresentado em março, para encaminhar aos setores competentes. Também será realizada audiência pública para discussão do tema.
Bom Pastor (DSC_1363) - Foto de Liniker Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário