quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Governo desiste das desapropriações de engenhos da Cruangi

O governo estadual decidiu cancelar três das cinco desapropriações de engenhos da usina Cruangi. O motivo da mudança esta relacionada às reivindicações dos canavieiros feitas ontem (17) em Nazaré da Mata. Os produtores fecharam a BR-408, no Km 53, contra as desapropriações, porque, alegavam haver agricultores como arrendatários dessas terras.
A informação sobre o recuo nas desapropriações é da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.

Alexandre Andrade Lima, presidente do órgão, conta que recebeu a notícia do secretário de Articulação Social e Regional, Aloísio Lessa, na manhã desta quarta-feira (18).

Lima revela que o secretário disse que a decisão é do procurador Geral do Estado, Thiago Norões. A informação é de que não haverá nenhuma desapropriação onde haja arrendatários. Por isso, serão canceladas três das cinco desapropriações dos engenhos da usina Cruangi. São eles: os engenhos Jussarinha, Jussara e Trincheiras, todos em Timbaúba.
Em função da nova posição do governo, a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana (Sindicape) decidiram cancelar o protesto dos canavieiros marcado para segunda-feira (22), em frente à Procuradoria Geral do Estado, em Santo Amaro, no Recife.
Outro problema dos agricultores é a dívida da usina Cruangi com seus fornecedores de cana. A unidade continua devendo R$ 5 milhões. Para resolver a pendência, representantes da usina e dirigentes da AFCP e do Sindicape firmaram acordo no final da manhã de hoje (18).
A usina entregará o engenho Bom Vista, situado na cidade de Timbaúba, como forma de pagamento. A posse provisória da área já foi passada para as duas entidades de classe dos produtores. A posse definitiva do engenho somente poderá acontecer na assembleia de recuperação judicial da usina. Ela será marcada em fevereiro do próximo ano.(blog do jamildo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário