segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MÉDICOS CUBANOS EVITAM DEIXAR ALOJAMENTOS NO RECIFE

 










Os 96 médicos cubanos que fazem curso de capacitação em Pernambuco e começam a trabalhar no dia 16 em municípios nordestinos e de Minas Gerais, dentro do Programa Mais Médicos, cumprem uma rotina rígida e com pouca diversão. Alvo de polêmica, os profissionais são discretos, não se expõem e só podem ser contatados nas unidades do Exército, onde estão alojados com autorização do Comando Militar do Nordeste.

Alojados no 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, na BR-232, no bairro do Curado, os homens só deixam a unidade nos dias de semana para irem, de ônibus, ao município de Vitória de Santo Antão, onde fazem um curso de capacitação que abrange legislação médica brasileira, aspectos sociais, econômicos e políticos do país e língua portuguesa.

De acordo com os militares que faziam a guarda do esquadrão no domingo (8), nenhum deles viu algum dos médicos sair nos dias de folga. "A única coisa que eles fazem aqui é ir à sala de internet para falar com a família”, contou um deles pedindo para não ser identificado.

A imprensa está proibida de entrar no prédio e até mesmo de chamar um médico cubano que porventura passe na área interna. "Acesso só com autorização do comando, através de ofício", reiterou um militar, ao recomendar procurar a assessoria de comunicação do comando.

Com as médicas não é diferente. Elas estão no 14º Batalhão Logístico, no bairro de Afogados, e raramente deixam o local. "Às vezes, uma ou duas vão até uma lanchonete pertinho e retornam logo", informou um integrante da guarda.(
por Magno Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário