O governador Cid Gomes (PSB), do Ceará, deu início, neste fim de semana, a uma reforma em seu secretariado de olho nas eleições do próximo ano. As informações são da Folha de S. Paulo.
Na última sexta-feira (6), o socialista exonerou sete secretários que devem disputar algum cargo em 2014, deixando-os livres para prepararem suas campanhas e antecipando trocas no secretariado que ocorreriam a seis meses do pleito.
De acordo com a publicação, entre os exonerados está um dos “favoritos” de Cid para a sucessão estadual, o agora ex-secretário da Fazenda Mauro Filho (PSB). Ele retorna ao cargo de deputado estadual.
O ex-secretário disputa com o ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas Cristino, a indicação do governador.
Ainda segundo a publicação, o argumento do gestor para a troca é que essas áreas em que os seus auxiliares atuavam exigem “absoluta dedicação”. São elas Fazenda, Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Social, Cidades, Esporte e Cultura. Além desses, quem também saiu foi o presidente do Conselho de Meio Ambiente.
O governador socialista passou o fim de semana decidindo os nomes dos novos titulares das secretarias, que devem ser anunciados na segunda-feira. Um dos critérios da escolha é que estejam dispostos a ficar no cargo até dezembro de 2014.