quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SABEREMOS DEFENDER A BELA OBRA DE HUGO CHAVES



O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assegurou essa quarta-feira (27) que o chavismo saberá defender a "bela obra" do presidente Hugo Chávez, durante a comemoração do 24º aniversário do Caracaço, uma revolta popular que deixou centenas de mortos em 27 e 28 de fevereiro de 1989.
"Não tenham dúvida de que saberemos defender a bela obra do comandante Hugo Chávez Frías", disse Maduro em uma praça do centro de Caracas, dirigindo-se à oposição, a qual acusa de tentar dividir o chavismo e difundir boatos sobre instabilidade nas Forças Armadas.
Acompanhado no palanque pelo alto comando militar e pelo presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, Maduro liderou o ato popular em memória ao chamado "Caracaço" em 1989, uma onda de protestos e saques que deixou centenas de mortos.
"Não venham agora com historinhas de que estamos brigados, que nos procurem para que possam nos encontrar, onde nos procurarem vão nos encontrar, tanto o povo quanto as Forças Armadas", afirmou Maduro, que na noite de sexta-feira saiu a desmentir boatos nas redes sociais sobre "movimentos suspeitos" no Forte Tiuna, o maior complexo militar de Caracas.
Também Cabello, ex-militar que participou da tentativa de golpe frustrado liderada por Chávez em 1992, desmentiu os boatos de divisões na situação, e assegurou: "o povo e as Forças Armadas estão unidos em torno de um projeto, de uma causa, de um líder" como Chávez.
"Neste fim de semana correram todos os boatos (...), sobre o alto comando militar, o ministro (da Defesa, Diego) Molero... Eles inventam seus embustes", afirmou, também em alusão à oposição.
Desde esta manhã, milhares de chavistas protestaram no centro da capital, no primeiro ato popular após o retorno de Chávez há nove dias de Havana, onde permaneceu hospitalizado por 70 dias após se submeter à quarta cirurgia para tratar um câncer.
O "Caracaço" foi uma violenta revolta popular em resposta à alta do preço do transporte público, após um aumento no preço da gasolina, decretado pelo governo de Carlos Andrés Pérez (1974-1979 e 1989-1993).
Na presença da filha mais velha de Chávez, Rosa Virginia, Maduro anunciou a aprovação de recursos econômicos para indenizar os familiares das vítimas e disse que o presidente, "além de ter entregado sua vida completa à felicidade" dos venezuelanos, também "protege de forma direta" o entorno das vítimas.
Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário