sábado, 24 de janeiro de 2015

Morre no Recife o colunista social Alex



 


 









  Do Portal G1 Pernambuco
Morreu na madrugada deste sábado (24), no Hospital Santa Joana, no Recife, o jornalista e colunista social Alex. Ele tinha 87 anos e estava internado desde o início do mês com infecção respiratória.
O corpo de Alex está sendo velado na capela São Vicente de Paula, na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista. A capela fica na mesma rua onde Alex morou a maior parte da vida, na casa de Dona Sinhá, em homenagem à mãe do jornalista. O enterro será às 17h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Em nota, o governador Paulo Câmara lamentou a morte de Alex e disse que Pernambuco perdeu uma referência do jornalismo no estado, em especial do segmento cultural e social. O governador destacou ainda a determinação de Alex, que nos últimos anos continuou no batente, transformando em profissão a paixão que ele tinha por escrever.
Pioneirismo
Alex foi como ficou conhecido o jornalista José de Souza Alencar. Ele nasceu no munícipio de Água Branca, em Alagoas, e ainda jovem veio morar no Recife, no fim da década de 1940. Formou-se em direito, mas se dedicou à carreira de jornalista, que começou como crítico de cinema - uma das grandes paixões da vida dele.
Foi um dos pioneiros do colunismo social em Pernambuco, tendo assinado, por mais de 30 anos a 'Coluna do Alex', no Jornal do Commercio.
Ele também foi escritor. Publicou seis livros e ocupava a cadeira de número 10 da Academia Pernambucana de Letras. O último trabalho de Alex como jornalista foi na Folha de Pernambuco, onde assinava uma coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário