terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Petrolina: UPAE é pioneira em assistência integral ao paciente


A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção especializada (UPAE) de Petrolina (PE) se destaca na região do Vale do São Francisco como pioneira na assistência integral ao paciente. Uma das características da instituição é valorizar a importância do cuidado ao paciente de maneira holística, respeitando seus limites e considerando sua totalidade.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPAE, Grazziela Franklin, a Unidade dispõe de consultas de profissionais não médicos que são os enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos. "Todos eles atuam em consonância com os profissionais médicos que realizam atendimentos na instituição. O intuito dessas consultas é trazer informações sobre os cuidados de saúde de uma maneira mais detalhada e humanizada, e assim levar o bem-estar a todos os pacientes que são atendidos no serviço", ressalta Franklin.

A UPAE de Petrolina considera prioritária a prática de atendimento multiprofissional, na qual o profissional médico ocupa-se de sua área específica, mas ao mesmo tempo existe uma preocupação com o que acontece paralelamente. Esse processo permite a troca de informações, de forma que o tratamento seja global, integrativo e interativo.

Grazziela Franklin pontua dois profissionais que atuam em conjunto com a área médica. "Temos, por exemplo, a consulta de enfermagem, que leva orientações para os pacientes que farão exames de média e alta complexidade, e cujos preparos são mais específicos. Os pacientes recebem além das orientações, um folheto explicativo sobre o procedimento que realizará, o que traz mais segurança e apropria o paciente sobre o procedimento", explica a coordenadora.

Outra importante atuação é a do profissional farmacêutico. "Ele consulta e faz orientações aos pacientes em uso de multidrogas, acerca de horários, interações com alimentos, possíveis reações adversas e eventuais dúvidas que possam surgir no paciente ou acompanhante", finaliza Franklin.

A paciente Francisca Teresa Rodrigues, que já esteve na UPA para inúmeras consultas, entre elas de dermatologia e oftalmologia, além da consulta de enfermagem, demostrou sua avaliação positiva sobre os atendimentos. “Sempre fui bem tratada aqui e as consultas são feitas com profissionais atenciosos e preocupados com o nosso bem estar”, elogiou.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário