quinta-feira, 20 de março de 2014

UFRPE apresenta modelo do campus das engenharias no Cabo de Santo Agostinho

Segundo o projeto, unidade abrigará, inicialmente, três mil alunos

Do FolhaPE, com informações da assessoria
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou, nesta quinta-feira (20), o pefil acadêmico e administrativo do campus Abolicionista Joaquim Nabuco, que abrigará três mil alunos em cinco cursos de engenharia, na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE). Segundo a instituição, o projeto permitirá a opção entre as modalidades Tecnológico e Bacharelado. Além disso, serão concedidas bolsas de Iniciação Científica a 100% dos estudantes. A previsão é de que as aulas comecem no início do segundo semestre de 2014.
A apresentação aconteceu durante o I Encontro de Planejamento para Implantação do Campus das Engenharias da UFRPE, que teve a participação de consultores, docentes e empresários de outros estados, que trouxeram experiências de parcerias público-privadas na área de engenharia. Na ocasião, estiveram presentes, prefeito do município, Vado da Farmácia, além de secretários municipais e estaduais e representantes de universidades, institutos e centros de pesquisa.
Os cursos com vagas abertas para seleção no meio do ano, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem 2013), são Engenharias Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais. Além da opção entre obter o diploma de tecnólogo ou de bacharel, o aluno terá aulas presenciais e semipresenciais (EAD), disciplinas de línguas portuguesa e inglesa.
A empresa licitada para as obras da UACSA já começa a construção do campus nos próximos dias, com previsão de conclusão em 2016. Até o fim desse período, as aulas serão realizadas em galpão provisório que está sendo instalado no Multimodal Cone Suape, na rodovia BR-101, com toda a estrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, entre outros aparatos. No campus definitivo, o acesso dos alunos, professores e funcionários será feito pelas rodovias BR-101 Sul e PE-60. No entanto, a UFRPE informou que o Governo do Estado já licitou a obra da PE-33, que ligará as duas vias e dará pleno acesso à UACSA e ao novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário