quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

STJ condena SBT a pagar R$300 mil a ex-donos da Escola Base

Do UOL, no Rio
Em 1994, os proprietários da escola foram injustamente acusados de abuso sexual contra crianças
  • Em 1994, os proprietários da escola foram injustamente acusados de abuso sexual contra crianças
A 3ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) condenou o SBT de São Paulo a pagar R$100 mil a cada um dos três ex-donos da Escola Base pelo dano moral causado com a veiculação de reportagens que os acusavam de abuso sexual contra crianças que lá estudavam. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa do STJ, que explicou que a emissora de Sílvio Santos ainda pode tentar entrar com um novo recurso. Procurada pelo reportagem, a assessoria do SBT afirmou que o canal já recorreu da decisão e aguarda um pronunciamento do STJ.
O caso aconteceu em 1994 e ficou nacionalmente conhecido como "o caso Escola Base". A Escola Base era uma instituição de ensino localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo. Após denúncia de duas mães sobre suposto abuso de seus filhos, crianças de quatro anos de idade, foi aberto inquérito policial e a imprensa passou a divulgar as acusações com manchetes sensacionalistas, o que incitou a revolta da população.
Houve saques ao colégio, depredação das instalações, ameaças de morte contra os acusados. O inquérito, entretanto, acabou arquivado por falta de provas. Alguns veículos de imprensa chegaram a se retratar, mesmo assim a Escola Base acabou fechando as portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário