domingo, 16 de fevereiro de 2014

Palácio Campo das Princesas reabre ao público

Um recorte importante da história de Pernambuco foi entregue à população, nesta sexta-feira (14/02), pelo governador Eduardo Campos. O Palácio do Campo das Princesas, Sede do Governo do Estado, teve sua restauração finalizada. O projeto resgatou os aspectos originais do edifício, que é do século XIX, resgatando, inclusive, as suas primeiras cores. “Com a restauração, descobrimos novos espaços e ainda adequamos o local às novas regras de acessibilidade”, destacou o governador, durante o evento de reabertura.

O projeto, que contempla a restauração e modernização de todo o complexo, foi orçado em R$ 30,6 milhões e contou com o patrocínio das empresas OI, Fiat, Bradesco, Construtora Odebrecht, Banco Pactual e Chesf. É importante ressaltar que todos os recursos aplicados na obra foram captados pelo Governo de Pernambuco, através da Lei Rouanet.

Eduardo explicou que o projeto começou ainda em 2011, quando uma equipe de pesquisadores iniciou uma busca, com vários profissionais, para verificar as transformações que o prédio havia sofrido com o passar dos anos. “Durante a pesquisa, nós descobrimos que a mais importante intervenção que o edifício tinha sofrido foi durante a década de 1920, quando o prédio ganhou o segundo andar. Então, o objetivo desse projeto foi recolocar o Palácio como era no início do século passado”, explicou o governador.

Eduardo ressaltou que os quatro outros prédios anexos serão entregues até dezembro deste ano. Além da reforma do edifício principal, todas as obras de arte e os móveis do Palácio foram recuperados. O projeto de restauração do Palácio do Campo das Princesas foi aprovado pelo IPHAN/PE e FUNDARPE, elaborado pelo escritório de arquitetura GRAU e pelo atelier de restauração GRIFO, e executado pela Velatura Restaurações, com apoio da Fundação Roberto Marinho.

Antes da cerimônia, o prédio recebeu uma benção do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Além disso, o governador reuniu um grupo de convidados e fez a primeira visita oficial ao local. “Para que essa obra fosse finalizada com sucesso, foi necessário o esforço de 500 pessoas durante um ano e seis meses. Além disso, 50 jovens pernambucanos foram treinados na arte do restauro. Deste total, 40 estão empregados”, completou o governador.

NOVOS ELEMENTOS - A acessibilidade também foi contemplada pelo projeto. Foram instalados dois novos elevadores, enquanto os outros dois originais foram renovados e modernizados. Além disso, foram construídas rampas de acesso, banheiros acessíveis e um sistema de comunicação para pessoas com deficiência visual e auditiva. “Também foi feito um projeto de eficiência energética, ou seja, esse prédio reformado vai economizar muito mais energia”, lembrou o governador.

A população poderá visitar o Palácio a partir do próximo dia 20/02, uma quinta-feira, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. As visitações serão agendadas pelo e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br. Cada visita terá o limite de 75 inscrições. “Antes de ser restaurado, esse já era o local mais visitado da Cidade do Recife. Agora, de fato, vai bater todos os recordes”, garantiu o prefeito da Recife, Geraldo Julio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário