domingo, 5 de janeiro de 2014

PT estadual vai criar grupo de trabalho para buscar unidade e ajudar na reeleição de Dilma



Do Jornal do Commercio
Por Bruna Serra
A entrada do Partido dos Trabalhadores no ano de 2014 pode ser resumida em uma palavra: desafio. Com a candidatura presidencial do governador Eduardo Campos (PSB) ganhando contornos definitivos, o diretório estadual do PT se tornará ainda mais importante para a reeleição da presidente Dilma Rousseff. A depender do status que Campos adquira no período da pré-campanha, os olhos do Brasil devem se voltar ao Estado, onde se encontra um PT ainda com as feridas abertas da derrota eleitoral de 2012.
No primeiro semestre deve ser implementado o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que dará início a conversas com outras legendas que já integram a base da presidente Dilma Rousseff. Também será nesse período uma definição que promete gerar grande polêmica: a decisão sobre uma candidatura própria ao governo do Estado.
Isso porque uma parte da legenda vê com bons olhos o desembarque do PT no projeto do senador Armando Monteiro (PTB), avaliando que a composição pode assegurar um palanque forte para Dilma. Mas ainda ficaria em aberto um debate sobre que posição o PT ocuparia nessa composição majoritária. Alguns defendem o nome do deputado federal João Paulo para o Senado. Outra fatia é contra, visto que o ex-prefeito poderia ser um importante puxador de votos para a bancada federal, caso dispute a reeleição.
Ainda assim, os petistas ligados ao movimento sindical e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) desejam a candidatura própria porque a composição com Armando Monteiro se traduziria num discurso complicado para as bases. A bancada estadual também precisará ser recomposta. O PT perdeu dois deputados na Assembleia Legislativa. André Campos e Isaltino Nascimento migraram para o PSB.
Com a incumbência de comandar o partido no período de definições, a deputada Teresa Leitão aponta o diálogo como único caminho para que a missão de 2014 seja cumprida sem os percalços vividos pelo PT em 2013. "Nossa prioridade, neste primeiro semestre, será a definição da tática eleitoral que iremos adotar e como iremos adotar. O fato é que a reeleição da presidente Dilma é ponto fundamental", pontuou.
A comissão política que tratará das conversas, o GTE, deve se formar a partir do encontro estadual do partido, previsto para ocorrer em maio. "Essa comissão vai discutir também todos os cenários. O que é melhor para reeleger Dilma e para que ela obtenha uma votação expressiva em Pernambuco. É com base nisso que tiraremos as posições de candidatura própria ou aliança", destacou Teresa Leitão.
Todos as decisões tomadas no Estado serão sintonizadas com a Executiva nacional do PT, que deseja acompanhar em detalhes todo o processo eleitoral em virtude de ser Pernambuco a base eleitoral de Eduardo Campos.
"Vamos atuar em sintonia com a nacional. Meu objetivo é manter a sintonia para evitar celeumas. As feridas das prévias ainda estão muito abertas, não podemos cometer erros, temos que ter identidade, consenso e nos subsidiar com pesquisas", concluiu Teresa Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário