quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Delator diz que tratou de propina com tucanos de SP



 A principal testemunha das investigações sobre o cartel dos trens disse à Polícia Federal que tratou pessoalmente de propina com o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Rodrigo Garcia (DEM), e um interlocutor do secretário de Energia, José Aníbal (PSDB).
As afirmações constam de um depoimento prestado pelo ex-diretor da multinacional alemã Siemens Everton Rheinheimer em novembro. Ele assinou um acordo de delação premiada e colabora com as investigações sobre formação de cartel e suspeitas de pagamento de suborno a políticos do PSDB e funcionários do Metrô e da CPTM.
O teor completo de suas declarações é mantido em sigilo pelas autoridades, mas parte do depoimento foi transcrita na decisão da Justiça Federal que encaminhou o caso para o Supremo Tribunal Federal, em dezembro.
Garcia, Aníbal e outros políticos mencionados por Rheinheimer são deputados federais licenciados e, por isso, só podem ser investigados com autorização do Supremo.
O ex-executivo da Siemens afirmou à polícia que Garcia era um 'ponto de contato' político para as empresas do cartel e que conversou 'algumas vezes' com ele sobre o pagamento de 'comissões'.  Ele disse que recebeu indicação para negociar também com José Aníbal. Rheinheimer declarou que 'nunca' foi recebido pessoalmente por Aníbal, mas tratava com uma pessoa que o 'assessorava informalmente em relação ao pagamento de propinas'. (Da Folha de S.Paulo - Flávio Ferreira e Daniela Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário