quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Matrículas para rede pública estadual começam na próxima segunda-feira

Recesso de aulas será antecipado e em dias de jogos do Brasil será feriado

Danúbia Julião, com informações de Diego Mendes, da Folha de Pernambuco
Começa na próxima segunda-feira (11), e seguem até o dia 3 de dezembro, o prazo para a realização de matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2014. As inscrições devem ser realizadas pela internet, através do site da Secretaria Estadual de Educação. Àqueles que não têm acesso à internet, podem efetuar a matrícula de 7 a 30 de dezembro, pela Central de Atendimento (0800 286 0086).
Os estudantes vindos da rede municipal e estadual, a matrícula é automática e tem de 6 a 10 de janeiro para ser efetivada. São oferecidas 172,645 vagas disponíveis em escolas regulares, integrais ou semi-integrais - 55 a mais do que no ano passado -, que podem ser preenchidas por alunos novatos, transferidos de outros estados ou municípios, procedentes de escolas particulares ou que estejam retornando aos estudos.
Em todos os casos, o sistema irá filtrar a vaga utilizando a ordem de opções de escolas fornecidas pelo candidato, que será comunicado, por telefone, sobre a confirmação da matrícula e os procedimentos necessários para a sua efetivação na secretaria da unidade escolhida. No caso da central de atendimento telefônico, havendo confirmação, o estudante será informado sobre a documentação, número de matrícula e período em que deverá comparecer à unidade escolhida para efetivar sua matrícula.
Os alunos da rede que optarem por mudar de escola, terão que, na efetivação, apresentar certidão de nascimento, comprovante de escolaridade (para alunos do ensino fundamental) e comprovante de residência com CEP. Já os alunos da rede que permanecem na mesma unidade de ensino precisarão apenas assinar a confirmação de matrícula se dirigindo à unidade. Os oriundos da rede privada ou que estão retornando aos estudos devem confirmar seu interesse, levando a mesma documentação à escola onde vai estudar, de 13 a 17 de janeiro.
Calendário escolar
Já no que se refere ao Calendário Escolar 2014, algumas mudanças: o ano letivo terá início no dia 5 de fevereiro, tendo o recesso antecipado de julho, para o período de 12 a 27 de junho. As mudança se dá diante dos jogos da Copa do Mundo. No retorno das aulas, o campeonato ainda estará acontecendo. Em dias de jogos do Brasil, será decretado feriado escolar. Segundo o secretário Ricardo Dantas, as decisões foram tomadas em consenso com a Ministério Público e o sindicato da categoria. Ele garante ainda que apesar das mudanças e dos feriados, serão respeitados os 200 dias de ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário