terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dilma promete reforçar ações do Mais Médicos



















A presidente Dilma Rousseff (PT) reforçou nesta terça-feira (5) que o Governo Federal está determinado a reforçar as ações do programa Mais Médicos. "Vamos seguir firmes nesse caminho, pois ele [o programa] significa muito mais saúde para o povo brasileiro", afirmou a petista na edição de hoje da coluna "Conversa com a presidenta".

"Vamos continuar abrindo chamadas até atingir 13 mil médicos no final de março do ano que vem, dando assistência básica a mais de 46 milhões de pessoas, quase a população da Argentina", destacou a presidente.

Dilma reforçou que o "Mais Médicos" significa tornar realidade o pacto pela saúde proposto em junho a governadores e a prefeitos. Naquela data, a presidente convocou reunião, no Palácio do Planalto, e propôs um conjunto de ações do setor público, em reação à onda de manifestações populares que tomou conta das ruas em todo o país.

Na área da saúde, Dilma frisou hoje que o governo está agindo para ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Para tanto, há foco nos investimentos em obras e na compra de equipamentos, mas também com aumento de profissionais disponíveis para o atendimento da população, por meio do "Mais Médicos".

A presidente lembrou que esta semana estão chegando novos profissionais para o programa e, com isso, o Mais Médicos já contará com 3.664 médicos. "Até o fim deste ano o número subirá para mais de 6,6 mil médicos, cobrindo cerca de 23 milhões de pessoas", destacou.

Em dezembro, será feita uma nova chamada para o programa, destacou Dilma. Pouco a pouco, disse a presidente, a meta é atingir 13 mil médicos no final de março do ano que vem, dando assistência básica a mais de 46 milhões de pessoas.

Dilma destacou, também, que estão sendo realizadas ações para aumentar a formação de médicos no Brasil. "Serão 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina até 2017, quase metade delas no Norte e no Nordeste", afirmou.

Ela lembrou, ainda, dos investimentos em postos de saúde. Segundo ela, em parceria com os municípios, já foram concluídas obras em mais de 4 mil postos de saúde em todo o Brasil. "Estamos fazendo obras de ampliação e de reforma em outros 16,7 mil postos de saúde e estamos construindo mais 6,2 mil postos", reforçou.

Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário