quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pernambuco investe em estudos relacionados à microcefalia e ao vírus ZIKA e premia combate ao Aedes

O governador Paulo Câmara comanda, nesta quinta-feira (12.05), às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, cerimônia de assinatura dos termos de outorga dos 21 projetos e pesquisas contemplados no edital “Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais em Apoio Emergencial para o Estudo do vírus Zika”. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a iniciativa vai destinar um aporte de R$ 3 milhões para o aprofundamento e desenvolvimento dos projetos relacionados à microcefalia, ao vírus Zika e ao vetor da doença em Pernambuco.


O objetivo da ação é evidenciar as causas de contaminação e transmissão do vírus, juntamente com a proposição de medidas para o monitoramento, prevenção e minimização dos efeitos da microcefalia e das malformações do Sistema Nervoso Central (SNC) relacionadas ao Zika. Os recursos do edital para as propostas contempladas serão utilizados em projetos de até R$ 200 mil, com previsão de execução de até 18 meses.
 

CONCURSO - Na mesma solenidade, o governador Paulo Câmara entrega a premiação do Concurso Cultural Nossa Escola Contra o Aedes. Nove unidades de ensino da rede estadual serão premiadas pela produção de ações e peças de conscientização – entre cartazes e campanhas publicitárias, de combate ao mosquito Aedes aegypti. As equipes vencedoras receberão tablets e kits literários. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual de Educação (SEE) com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).


Ao todo, 75 equipes estiveram entre as finalistas nas categorias Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Os critérios de avaliação para a premiação foram: relevância e aplicação da temática proposta, criatividade/originalidade, material capaz de estimular o leitor a aderir a campanha, adequação da proposta de divulgação, atendimento às características/estrutura do gênero textual e correção ortográfica.

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