segunda-feira, 16 de março de 2015

Primeira rodada do Todos por Pernambuco

As plenárias do Todos por Pernambuco reuniram 3.200 pessoas nos sertões do Araripe, São Francisco e Central, neste final de semana. Um número expressivo, sobretudo, quando comparado com a última edição do programa, em 2011, que registrou, nas mesmas cidades de Araripina, Petrolina e Salgueiro, um total de 2.329 participantes - um aumento de 37% na participação popular de uma edição para outra. “Esse aumento reflete o interesse da população em participar e contribuir com propostas para o futuro de Pernambuco”, comemorou o governador Paulo Câmara, que esteve em todas as plenárias, escutando as demandas de representantes de cada sala temática.

Nos três dias, a Secretaria de Planejamento e Gestão, organizadora do evento, coletou 3.091 sugestões nas áreas de educação, saúde, cidadania, desenvolvimento rural, infraestrutura, saúde e economia, sustentabilidade e inovação. Todas as salas temáticas tiveram grande procura. No entanto, as mais demandadas neste primeiro ciclo foram educação, cidadania, desenvolvimento rural e saúde.

Questões como a construção de universidades, instalação de poços e cisternas, fortalecimento de conselhos tutelares, construção de delegacias da Mulher, implantação de esgotamento sanitário em diversas cidades, criação de Compaz e centros de apoio aos idosos, assim como a construção de um armazém da criatividade no polo do Sertão Central, foram algumas das demandas registradas neste primeiro ciclo. 

Secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral saiu satisfeito com os números e com a qualidade dos debates. “Este primeiro já mostrou que estamos no caminho certo. A participação popular foi intensa e bastante proveitosa. A partir desses dados é que vamos preparar o nosso plano de ação, priorizando as ações que serão realizadas pelo governador Paulo Câmara a curto, médio e longo prazo”, ressaltou.

O próximo ciclo do Todos por Pernambuco atenderá aos municípios dos sertões de Itaparica, Pajeú e Moxotó. Os encontros acontecem em Floresta, na quinta-feira (19); Afogados da Ingazeira, na sexta (20); e em Arcoverde, no sábado 21.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário