sexta-feira, 20 de março de 2015

Governo reforça cadeia produtiva da piscicultura no Sertão de Itaparica‏

FLORESTA - Depois de realizar a abertura da segunda rodada do Todos por Pernambuco, em Floresta, nesta quinta-feira (19), o governador Paulo Câmara seguiu para a vizinha Itacuruba. Na cidade, que tem como principal cadeia produtiva a aquicultura e a pesca, o chefe do Executivo estadual entregou certificados do curso de capacitação da primeira turma do programa PE no Batente - os alunos receberam qualificação para atuar na cadeia produtiva da piscicultura. A solenidade aconteceu nas dependências do Centro de Inclusão Produtiva do programa.

Para o governador, a iniciativa proporciona, através dos arranjos produtivos locais, a oportunidade de fazer com que a economia cresça nos municípios. “Oportunidades como essa aumentam a geração de emprego no nosso Estado. Empregos melhores, com mais qualificação, com as pessoas tendo a oportunidade de ter seu próprio negócio, de fazer o empreendedorismo”, argumentou Paulo Câmara. O gestor estadual também visitou a unidade de produção voltada para o cultivo de tilápia em tanques rede. 

Natural do município, Sandra Maria dos Santos, 36 anos, uma das beneficiárias da formação, classificou a oportunidade como “muito proveitosa”. “Eu já trabalhava na área, já tinha a prática, mas agora adquiri o conhecimento técnico. Aprendemos como vender, como carregar e conservar o peixe. E também a vender com nota fiscal. Antes, a gente vendia sem nota. Agora está mais organizado”, explicou.

Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento adiantou que novos Centros de Inclusão Produtiva serão implantados no Estado. “Com a criação do Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem, recebemos a determinação do governador para que implantássemos 43 novos centros pelo Agreste e Sertão. E Itacuruba será modelo para replicarmos essa experiência exitosa em outros municípios”, comentou.

O programa foi desenvolvido em três módulos no município. São eles: qualificação social, que abordou temas como cidadania, ética, cultura e lazer, associativismo, cooperativismo e economia solidária; qualificação profissional, com aulas teóricas e práticas para desenvolver suas habilidades e potencialidades profissionais; além de qualificação produtiva, que abordou temas como controle de produção e qualidade de produtos, estratégias de comercialização, técnicas de vendas, preços de mercado e margem de comercialização.

Criado desde 2007, o PE no Batente contempla, atualmente, 51 municípios do Estado em 12 Regiões de Desenvolvimento, considerando a vocação produtiva de cada um deles. O programa vem desenvolvendo competências sociais e técnicas para inserção no mundo do trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade/risco social, pobreza e extrema pobreza; pessoas com deficiência, egressos e participantes do Programa Atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário