terça-feira, 17 de março de 2015

Pernambuco amplia atuação na cadeia petroquímica mundial

O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (16), da solenidade que marcou o início das operações das novas linhas de produção (P4) da Terphane, indústria especializada na produção de filmes de poliéster, situada no Cabo de Santo Agostinho. Ao lado de Nancy Taylor, CEO da Corporação Tredegar, controladora da empresa, e José Bosco Silveira Júnior, vice-presidente da Tredegar e responsável mundial da marca, o chefe do Executivo estadual visitou as novas instalações. Com a expansão, a empresa aumentou sua capacidade de produção em 28 mil toneladas/ano. Agora, a capacidade total instalada da Terphane em Pernambuco praticamente dobrou, saltando de 36 para 65 mil toneladas/ano.

 A ampliação da planta pernambucana durou cerca de dois anos, gerou 80 novas vagas de trabalho e teve um aporte de US$ 80 milhões. O valor representa o maior investimento realizado pela Tredegar em seus 25 anos de história. Com área construída de 12 mil m2, a expansão é dedicada aos processos de fabricação e metalização de filmes biorientados de poliéster. Após fazer um "tour" pela linha de produção de fabricação de filme, o governador Paulo Câmara destacou a confiança da empresa no Estado e parabenizou a política de sustentabilidade "que tudo recicla".

 “Fico muito feliz em ver uma empresa que acreditou em Pernambuco não apenas nos últimos oito anos, quando as condições estruturais do Estado permitiram a atração de muitos investimentos, mas há muito tempo atrás. Temos aqui uma empresa que posso considerar pernambucana, composta por pernambucanos qualificados e que dá exemplo de como se produzir filmes de poliéster para todo o Mundo. Pernambuco se orgulha de poder dizer ao mundo que aqui temos infraestrutura, pessoas qualificadas e políticas tributárias de atração de investimentos", cravou Paulo Câmara ao destacar a consolidação de outros polos no Estado, à exemplo do automotivo, de petróleo e gás e de alimentos.

 Atuando no Estado há cerca de 40 anos no Estado, a Terphane é uma das cinco maiores exportadoras de Pernambuco. Apenas em 2014, a companhia foi responsável por 5,15% do total de embarques internacionais de Pernambuco. O vice-presidente da Tredegar destacou o diferencial competitivo da mão-de-obra pernambucana na cadeia petroquímica mundial.

?Apesar de contar com matérias-primas que são comodities na indústria, a fabricação do filme de poliéster é tecnologia e conhecimento. Não só tecnologia de equipamentos, mas conhecimento das pessoas que operam as máquinas e desenvolvem os filmes. Contando com o que nós já tínhamos de tecnologia e experiência em Pernambuco, essa foi nossa aposta. Reforçar essa planta e não simplesmente abrir outra unidade em outro lugar do mundo onde você não teria essa vantagem competitiva que temos por estar há tanto tempo produzindo e desenvolvendo produtos aqui", justificou, ao destacar que a expansão  hoje a mais moderna linha de produção de poliéster do mundo.

 Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões salientou a "missão" que recebeu do governador Paulo Câmara para assegurar a continuidade do crescimento do Estado. "Nós temos não só o trabalho de buscar novos investimentos e mercados para os produtos pernambucanos no Brasil e no mundo, mas temos também, e principalmente, o dever de olhar para as empresas que já estão aqui instaladas. Procurar, com os instrumentos que já dispomos, fazer com que elas se tornem mais eficientes, tenham um melhor ambiente de negócios, identifiquem convergências que permitam que elas cresçam e continuem ocupando o mesmo lugar na nossa economia", explicou.

Além de expandir a capacidade de atendimento, a ampliação da planta pernambucana vai permitir a expansão global dos negócios da Terphane, ampliando a competitividade em mercados na América Latina, América do Norte, Europa, África e Oceania.  Também participaram da solenidade a presidente da Tredegar Films, Mary Jane Hellyar, e os secretários estaduais Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico), Antônio Figueira (Casa Civil) e Ênnio Benning (Imprensa).

 HISTÓRIA - Instalada desde 1976 no Estado, a Terphane é especializada na produção de filmes de poliéster. Desde 1982, iniciou exportações, inicialmente para a América do Sul. A empresa faz parte do Grupo Tredegar desde 2011, empresa norte-americana de capital aberto com faturamento aproximado de US$ 1 bilhão.

Atualmente, os produtos desenvolvidos e produzidos pela Terphane, também conhecidos como Filmes Biorientados de Poliéster (BOPET), são amplamente utilizados nas mais diversas aplicações industriais: cabos elétricos, telhas industriais, embalagens flexíveis para alimentos, líquidos envasados a quente, produtos esterilizados, alimentos refrigerados ou não e prontos para consumo, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário