(AE) – Neymar mostrou mais uma vez porque é a grande esperança da seleção brasileira nesta Copa do Mundo. Com dois gols e participação efetiva em quase todas as jogadas, o atacante comandou o time na vitória por 4 a 1 sobre Camarões, já eliminada, na última rodada do Grupo A, nesta segunda-feira, e garantiu a classificação às oitavas de final, no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Com este resultado e a vitória do México sobre a Croácia por 3 a 1, o Brasil assegurou a primeira posição do Grupo A, com sete pontos. Os mexicanos têm a mesma pontuação, mas levam desvantagem no saldo de gols (5 a 4). Assim, a seleção brasileira vai enfrentar nas oitavas o Chile, assim como aconteceu na Copa de 2010 e 1998, neste sábado, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
O México terá um difícil rival pela frente, a Holanda, que venceu as suas três partidas nesta primeira fase. O confronto será disputado no domingo, na Arena Castelão, em Fortaleza. Os holandeses ficaram em primeiro no Grupo B após vencerem os chilenos por 2 a 0, nesta segunda, em São Paulo.
Para garantir a classificação, no 100.º jogo da seleção brasileira em Copas, o time de Luiz Felipe Scolari contou com nova grande atuação de Neymar. Autor de dois gols, chegou a quatro na Copa, isolando-se na artilharia. Foram os gols que neutralizaram o nervosismo brasileiro, que abusou dos erros na defesa e no ataque no primeiro tempo, mesmo diante de um frágil adversário como Camarões.



CAMARÕES 1
Itandje; Nyom, Nkoulou, Matip, Bedimo; Mbia, Nguemo, Moukandjo (Salli), Choupo-Moting (Makoun), Enoh; Aboubakar (Webo). Técnico: Volker Finke.
BRASIL 4
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho), Oscar; Hulk (Ramires), Neymar (Willian) e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari
GOLS - Neymar, aos 16 e aos 34, e Matip, aos 25 minutos do primeiro tempo; Fred, aos 4, e Fernandinho, aos 38 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Enoh, Mbia e Salli (Camarões).
ÁRBITRO - Jonas Eriksson (Fifa/Suécia).
RENDA - Não disponível.
PÚBLICO - 69.112 presentes.
LOCAL - Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF).