segunda-feira, 26 de maio de 2014

Artigo de opinião:Será que querem sufocar o grito da torcida?

247 - "Na verdade, não é fácil superar o “complexo de vira-lata”. Fomos colônia por mais de 320 anos, e a pior herança dessa condição é a persistência da mentalidade colonizada de servidão voluntária…", disse o ex-presidente Lula, num recente artigo sobre a Copa de 2014.
No mesmo texto, Lula afirmou que a Copa é hoje um dos elementos-chave na sucessão presidencial de 2014. "Recentemente, a Copa do Mundo tornou-se objeto de feroz luta política e eleitoral no Brasil. Á medida que se aproxima a eleição presidencial de outubro, os ataques ao evento tornam-se cada vez mais sectários e irracionais. As críticas, naturalmente, são parte da vida democrática. Quando feitas com honestidade, ajudam a aperfeiçoar a preparação do país para esse grande acontecimento esportivo", afirmou. "Mas determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem as suas chances eleitorais. E não hesitam em disseminar informações falsas que às vezes são reproduzidas pela própria imprensa internacional sem o cuidado de checar a sua veracidade. O país, no entanto, está preparado, dentro e fora de campo, para realizar uma boa Copa do Mundo – e vai fazê-lo."
Coincidência ou não, o fim de semana foi marcado pela discussão do complexo de vira-latas, depois que Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local, se disse "envergonhado" com os atrasos da Copa e duas revistas semanais – Veja e Época – circularam com capas derrotistas, que disseminam uma imagem negativa do País. Além disso, o site do jornal O Globo publicou uma enquete para checar se os brasileiros também se sentem envergonhados, assim como Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário