quinta-feira, 6 de junho de 2013

ARTIGO HOMENAGEM : ANGELIM CIDADE ENERGIA

Angelim, cidade das grandes torres de transmissão de energia que iluminam o Nordeste.
Cidade dos hoje ex-cajueiros e grandes cafezais, que produziam grandes safras de castanhas e muitas sacas de café de notória bebida fina.
Angelim cidade de Calados e Salgados, mas também de muitos Silvas, como Laurindos, Bulangês, Manoel Reimoso, João Doido, Seu Major, Eu, meu Pai, velho carreiro, Miró, Manoel Caboge, Biu Guarda, Lourinho,Dona Julia de Lafaite, Dona Santana minha primeira professora, Dona Maria Paulo uma das muitas grandes lavadeiras de roupa, no velho caçimbão das almas, nas terras do saudoso Zé Veloso, a velha fonte de João Branco, com suas mulheres e crianças de potes na cabeça.
Há! As velhas Marias Fumaças a deslizar pelos trilhos da Rede Ferroviaria, o povo na antiga Estação do trem, hoje Escola Miguel Calado, o tilintar do Chefe da Estação usando o velho aparelho de comunicação o "Telegrafo" que usava o código Morse.
Há Angelim tu és saudosa, tu eras bela com o teu velho casarío, o belo sobrado dos Vilaça, a imponente fabrica de café dos irmãos portugueses, seu Lista e Dourado.

Tu hoje és uma menina com seus 82 anos, és uma conquista de teu povo com muita luta muitos sacrifícios mais também conquistasses muitas glorias.

Hoje no teu aniversário receba os parabéns desse teu filho que sempre deu um pouco de si, para que tu sejas a cidade de todos Angelineses de nascimento ou que a adotaram para viver.

PARABÉNS ANGELIM E SEU POVO!


Artigo escrito pelo professor João Marcos, Ex-vereador, Ex- secretário Municipal de Angelim e atual Diretor da Escola Estadual Erem Azarias Salgado





Nenhum comentário:

Postar um comentário