sexta-feira, 5 de abril de 2013

A JUDICIALIZAÇÃO DOS BLOGS "SUJOS"



Na última semana, o jornalista e blogueiro Luiz Carlos Azenha anunciou o fim do seu Blog “Viomundo” (o jornalista já voltou atrás de sua decisão) após ter sofrido uma derrota na justiça do Rio de Janeiro e ter que indenizar o diretor de jornalismo da Rede Globo Ali Kamel em 30 mil reais. A Ação Judicial impetrada por Kamel contra Azenha teve como objetivo intimidar e calar o excelente jornalista, mas infelizmente não é só Azenha que é vítima desse pau mandado dos Marinhos. O jornalista Rodrigo Viana, Paulo Henrique Amorim, Marco Aurélio Melo também sofreram derrotas na justiça do Rio de Janeiro e foram condenados, em primeira instância, a indenizar o Sr. Kamel.
Essa investida das Organizações Globo é para sufocar a blogferas para que a mesma não ameace o império midiático formados por quatro famílias aqui no Brasil (Marinhos, Civitas, Mesquitas e Frias). Mesmo que esses blogs independentes que ficaram conhecidos como blogs “sujos” após o então candidato José Serra (candidato apoiado por esses grupos midiáticos) chamar de blog sujo todos aqueles blogs que discordavam de sua candidatura não terem nem de longe o mesmo poder econômico dessas famílias, mesmo assim eles os consideram uma ameaça a sua hegemonia no campo da informação.
Por muitos anos, o que o Jornal Nacional falava virava “verdade”, mas com surgimento da internet essas notícias ditas “verdades” passaram a ser questionadas com muita rapidez. Quem não se lembra do episódio da bolinha de papel que o Jornal Nacional anunciou como sendo um objeto cortante que atingiu a cabeça do candidato do PSDB, José Serra na eleição de 2010 e logo os blogs ditos “sujos” desmontaram a farsa criada pelo telejornal da Globo? É por isso que esse império midiático quer destruir os blogs “sujos”, pois eles só admitem a opinião deles; não aceitam o contraditório. Enquanto a Inglaterra, um país de primeiro mundo e democrático, faz a regulamentação de sua mídia e põe na cadeia todos aquelas pessoas que participaram do escândalo do jornal News of the World do magnata Rupet Murdoch, aqui no Brasil, infelizmente, não se pode nem discutir o tema.
Qualquer tentativa de discursão desse assunto é logo acusado de querer censurar a imprensa. Ora qual a liberdade de expressão que essa gente quer? É claro que é a liberdade de poderem mandar e desmandar no Brasil, de poderem destruir reputações e nem serem processados, de poderem influenciar em eleições (coisa que graças à Deus eles não conseguiram contra os governos trabalhista de Lula e Dilma) de poderem influenciar decisões judiciais como no processo do chamado “mensalão”. Ora se essa gente tem poder sobre a maior corte do país (STF) imagina sobre juízes de primeira instância? Todavia o poder dessa gente é limitado o povo tem dado a respostas a eles através das urnas elegendo governos comprometidos com o social e não com os banqueiros que os mantem através de gordos patrocínios.
O caminho é muito longo para democratização dos meios de comunicação no Brasil. Primeiro o Congresso brasileiro terá que parar de temer a Rede Globo legislar sobre as matérias constantes dos artigos 5º, inciso V; 220, § 3º, II; 220 § 5º; 211; 222, § 3º da Constituição Federal, todos que tratam dos meios de comunicação. Segundo teremos que discutir junto a sociedade um marco regulatório para esse mídia, pois uma coisa é o direito à liberdade de expressão outra coisa é direito de imprensa desses grupos midiáticos que querem monopolizar a informação no Brasil. Esse gente que tanto fala em democracia e liberdade de expressão apoiaram o Regime militar e que instalou uma ditadura por 21 anos no país. Foi nesse período que a Rede Globo construí seu grande patrimônio. Os Marinhos foram aliado de primeira hora dos militares deram um apoio a ditadura através do seu jornal O GLOBO como podemos constatar nesse trecho do editorial de O GLOBO de 1964“Graças à decisão e heroísmo das Forças Armadas, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo a rumos contrários à sua vocação e tradições… Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares”.
O golpe civil-militar teve total apoios desses grupos midiáticos a Folha de São Paulo emprestou seus carros para que os prisioneiros políticos fossem transportados para os porões do Doi-Codi e lá serem barbaramente torturados e mortos. Em 1984 quando o país clamava por eleições direta para presidente a Rede Globo sonegou essa informação ao povo brasileiro. Escondeu o quanto pode as grandes manifestações pelas Diretas Já. Essa gente quer uma democracia sem povo e um país para 1% da população. Os senhores da casa-grande estão incomodados com a ascensão da senzala eles querem que povo continue subdesenvolvidos e analfabetos. Todos homens e mulheres de bem desse país devem ficar alerta porque o bicho vai pegar no próximo ano. Esses grupos midiáticos não vão mais admitir um novo governo da presidenta Dilma e farão o possível e impossível para derrotar as forças progressistas do Brasil. “G” da Globo é o “G” de golpe, pois a Globo não ganha eleição, ela dá golpe. Mas do que nunca os blog “sujos” serão de fundamental importância para ser contra por esse mundo de mentiras e manipulações da mídia brasileira. Salve a democratização dos meios de comunicação. Salve os blogs “sujos”.
exto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE.       
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário