sexta-feira, 5 de maio de 2017

Paulo Câmara inaugura UPAE em Ouricuri e reforça os serviços de saúde no Sertão do Araripe

OURICURI - Mantendo o compromisso de ampliar e melhorar a assistência à saúde em Pernambuco, o governador Paulo Câmara entregou, nesta sexta-feira (05.05), a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Ouricuri, no Sertão de Araripe. O equipamento, que já é o sexto do tipo no território sertanejo e o décimo do Estado, vai atender a população de 11 municípios da região. Com um investimento de R$ 9,8 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos, a nova UPAE vai oferecer consultas com especialistas e exames em um mesmo ambiente.

“Esse é um equipamento importante que vai dar um reforço fundamental aqui para a região. Vamos encurtar o deslocamento e o tempo de espera para a realização dos exames, desafogando o hospital do município. Onde tem UPAE no Estado, as respostas são muito boas, os serviços de prevenção ocorrem de maneira satisfatória. E a gente quer continuar a trabalhar e investir assim, em uma saúde cada vez mais humanizada e mais próxima da população”, destacou o governador Paulo Câmara. Além de Ouricuri, a unidade vai atender os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Na UPAE, serão oferecidos os serviços médicos nas especialidades de cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, endocrinologia e gastroenterologia. No seu moderno centro de apoio diagnóstico, haverá aparelhos para realização de exames de ultrassom, eletrocardiograma, ecocardiograma, audiometria, ergometria, espirometria, endoscopia, entre outros. Além disso, o local dispõe ainda de espaço para reabilitação física e consultas com profissionais das áreas de fisioterapia, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e fonoaudiologia. 

O equipamento irá oferecer aos moradores do Sertão do Araripe cerca de 12 mil consultas médicas, mais de 1,6 mil não médicas e cerca de 1,7 mil sessões de fisioterapia por ano. O processo de implantação dos serviços se dará de forma gradativa, dentro de um cronograma específico, como sempre acontece na implantação de novos centros de Saúde. A expectativa é de que a UPAE esteja funcionando com 100% da sua capacidade em nove meses. 

O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, destacou que essa inauguração representa mais um passo importante na descentralização da oferta de serviços e interiorização da assistência médica de qualidade no Estado. “A UPAE é um equipamento de Saúde importantíssimo, pois fortalece a Atenção Básica dos municípios, evita que a população precise se deslocar e peregrinar até a capital para cuidar da sua saúde e, por fazer a medicina preventiva, diminui o adoecimento e os internamentos hospitalares", afirmou. 

Toda a oferta de serviços na UPAE foi pactuada com os municípios beneficiados, promovendo a integração da rede estadual com a Estratégia de Saúde da Família em âmbito regional. Para ser consultado com um especialista, o usuário precisa ser, primeiramente, atendido e referenciado pela Atenção Primária do município (posto de saúde ou unidade de Saúde da Família). Quando identificada a necessidade da consulta, a unidade de saúde ou a secretaria de Saúde do município faz o encaminhamento para a UPAE. 

O prefeito Ricardo Ramos agradeceu a confiança e a parceria com o Governo do Estado na construção de um município melhor e mais dignos para seus habitantes. “Em nome de todo o povo de Ouricuri, eu agradeço ao nosso governador Paulo Câmara por atender o nosso pedido e trazer essa unidade de saúde tão bem construída e equipada. Vamos começar o atendimento gradativamente, mas, se Deus quiser, em até 180 dias, essa UPAE vai funcionar em tua totalidade”, salientou.

O agricultor Bruno Marcos Pires, de 41 anos, disse estar ansioso para utilizar a especialidade de cardiologia. “Como eu moro na área rural, fica muito difícil ter que me deslocar, muitas vezes, até Petrolina para conseguir vaga de exame cardiológico. Então, a gente fica feliz em saber que vamos poder contar com uma unidade que oferece esse tipo de atendimento aqui, próximo da nossa casa, evitando até gastos financeiros com o deslocamento”, confessou.

SERVIÇO - A primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Pernambuco foi inaugurada no município de Garanhuns em julho de 2013. No Sertão do Estado, além da UPAE de Ouricuri, já estão em funcionamento as unidades de Petrolina, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Arcoverde. Além delas, há UPAEs estaduais em Caruaru, Belo Jardim e Limoeiro. Juntas, elas realizaram, em 2016, mais de 385 mil consultas com médicos especialistas, 855 mil exames e 72 mil sessões de fisioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário