quarta-feira, 3 de junho de 2015

Senado aprova criação de Banco dos Brics


O Senado aprovou, hoje, projeto que permite a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics. A nova instituição financeira havia sido anunciada após reunião em Fortaleza (CE) entre os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - membros do Brics - em julho de 2014. A criação do banco precisa ser aprovada pelos Congressos de todos os países membros para sair do papel.
O banco terá o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes. O NBD vai ter capital inicial de US$ 50 bilhões, divididos igualmente entre os membros fundadores. Entretanto, diz comunicado, há uma autorização para que esse valor chegue a US$ 100 bilhões. Os empréstimos também poderão ser concedidos a países emergentes fora do Brics.
O Brasil poderá indicar o primeiro presidente do Conselho de Administração do banco. Já a Índia terá o direito de indicar o primeiro presidente e, a Rússia, o presidente do Conselho de Governadores. A China venceu a disputa para sediar a instituição, que ficará em Xangai. A África do Sul vai sediar o Centro Regional Africano do banco.

O Conselho de Administração terá entre suas funções decidir sobre planos de investimento e de expansão. O Conselho de Governadores vai ser responsável por supervisionar o cumprimento de diretrizes. Haverá ainda uma diretoria que vai analisar os projetos apresentados e implementar os empréstimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário