quinta-feira, 4 de junho de 2015

Chega ao fim segunda etapa do “Destino PE”



A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), encerrou, ontem, em Garanhuns a segunda etapa do projeto ‘Seminário Destino PE’. Desde o dia 19 de maio, o Turismo de Pernambuco está percorrendo o Estado, do Sertão ao Litoral, para conhecer as demandas do setor, os atrativos turísticos e analisar as dificuldades enfrentadas por cada município no desenvolvimento da atividade. A segunda etapa foi realizada no Agreste pernambucano nos municípios de Gravatá (1°/6), Pesqueira (2/6), Garanhuns (3/6) e abrangeu mais 70 municípios do entorno.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, receberam secretários municipais de turismo e cultura, representantes das associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo).“Estamos conhecendo as demandas das pessoas que trabalham com turismo em Pernambuco para a partir daí direcionar as ações da Secretaria em prol do desenvolvimento do turismo estadual”, informa Felipe Carreras.
Durante o seminário, os representantes dos trades turísticos dos municípios identificam os principais problemas e sugestões para melhoria da infraestrutura de apoio ao Turismo, como sinalização turística, requalificação de vias públicas e saneamento básico. Também são elencadas as dificuldades enfrentadas pelos empresários e pela gestão pública no desenvolvimento do turismo de cada município. Outro objetivo é mapear os atrativos e equipamentos turísticos de cada região. Foi criada uma mesa temática específica para Esportes e Lazer, em que os representantes dos municípios podem detalhar as necessidades de cada localidade relativas ao tema. Por fim, também são identificadas as necessidades de capacitação profissional do setor.

“Com esta ação, podemos informar as demandas turísticas da região e estamos confiantes de que os resultados trarão o desenvolvimento do segmento”, informa Kléber Aguiar, guia de turismo. A primeira etapa do Seminário Destino PE aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. A ação percorrerá, até julho, 13 municípios do Estado. No dia 15 de junho tem início a terceira etapa do seminário, em Fernando de Noronha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário