sexta-feira, 12 de junho de 2015

'Anunciam a morte do PT há 10 anos, mas estamos vivos'

247 - O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff participam na noite desta quinta-feira (11) da abertura oficial do 5º Congresso do PT, que ocorre em Salvador (BA). Penúltimo a discursar, Lula afirmou que "há 10 anos, jornalistas anunciam a morte do PT". Mas ele rebateu que "nós estamos aqui para mostrar que o PT continua vivo e muito preparado para novos rumos". "Machucado sim, mas vivo. De cabeça erguida. Na perspectiva de construir um país muito melhor", complementou.
Em trecho do discurso com críticas à imprensa, Lula alertou que a mídia é o setor da economia que mais dispensa trabalhadores e citou o número de demissões na Folha, no Estadão, na Band e na Editora Abril. "Essa editora que publica a revista mais sórdida deste país teve que entregar parte do seu prédio e vender mais de 20 títulos. Parece que as pessoas não querem ler as mentiras que eles publicam. Essas empresas não são capazes de administrar suas próprias crises", afirmou.
A presidente Dilma Rousseff disse que "esse é o momento para a gente dizer que nós somos um governo que tem a coragem de realizar ajustes e faz isso para sustentabilidade, perenidade e fazer avançar o projeto de mudanças que adotamos desde 2003". "Nós não mudamos de lado, não alteramos o compromisso que temos com o Brasil. Vim aqui lembrar que nosso quarto mandato está apenas no seu início", disse.

Dilma anunciou no evento algumas medidas que seu governo irá anunciar nos próximos dias, como o novo Plano Safra. Ela citou ainda o acordo com a China, destacou a retomada da Petrobras e o novo programa de concessões. A presidente também tratou de índices do seu governo, como os investimentos no programa Mais Médicos, no Fies, no Prouni, no Sisu, no Minha Casa Minha Vida. "Em 2015, teremos 1 milhão de novos universitários chegando às faculdades e universidades", disse. "Vamos lançar no início de agosto, o Minha Casa Minha Vida 3, com mais três milhões de novas moradias", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário