quinta-feira, 14 de maio de 2015

Suape inicia operação do nono navio


O navio André Rebouças, que a presidente Dilma fará daqui a pouco o seu batismo, no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, é o nono do programa de modernização e expansão da frota da Transpetro, empresa responsável pela encomenda das embarcações ao estaleiro pernambucano. Ele entra em operação hoje.
Na ocasião, Dilma vai fazer também o batismo do navio Marcílio Dias, que esta em fase de acabamento. A Transpetro encomendou dois navios tipo suezmax. Na viagem do André Rebouças, após ser abastecido em Salvador, a embarcação seguirá para Bacia de Campos, para sua primeira operação de carregamento de petróleo.
Os navios tipo suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e na cabotagem, com capacidade de transporte de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. O navio André Rebouças recebe o nome de quem deu grande contribuição para construção do Brasil no século XIX e teve participação importante no movimento abolicionista. André Rebouças implementou no País técnicas inovadoras de engenharia, incluindo o uso do concreto armado.
Quanto a Marcílio Dias, foi um marinheiro de origem humilde, natural do município gaúcho de Rio Grande, sendo considerado herói histórico da Marinha de guerra brasileira. Morreu em 12 de junho de 1865, em consequência de ferimentos recebidos durante a batalha do Riachuelo, na guerra do Paraguai, quando se destacou por atos de bravura embarcado na corveta Parnaíba.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário