sábado, 16 de maio de 2015

Nordeste forma nova região agrícola no país "Matopiba"



A Bahia é a líder em área cultivada e em produção da nova região agrícola brasileira, a Matopiba, formada pelo oeste do estado, pelo sul do Maranhão, pelo leste do Tocantins e pelo sudoeste do Piauí. Considerada a nova fronteira agrícola do País, a região já representa 12,8% da produção nacional de grãos e também dispõe de uma agência de desenvolvimento e ações nas áreas de financiamento, capacitação, pesquisa e infraestrutura.

O lançamento oficial da Matopiba na Bahia aconteceu nesta sexta-feira (15), no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste, com presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu; do governador Rui Costa; e de pesquisadores e produtores da região. Foram assinados convênios para o desenvolvimento da agricultura familiar em diversos municípios baianos. A solenidade também já foi realizada em Tocantins, no Maranhão e no Piauí.
Rui Costa disse que chegou o momento de o Nordeste receber e ser restituído daquilo que deixou de receber durante décadas, quando a maior parte dos investimentos do governo federal era voltado para o Sul-Sudeste.



"Vamos apresentar ao governo federal os nossos projetos estruturantes. Os principais são a ferrovia e os portos, além das estradas. É fundamental que o governo federal dê apoio para a recuperação de outras estradas, e não somente as BRs [rodovias federais], porque os estados do Nordeste estão com a capacidade de investimento muito limitada", disse o governador da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário