sexta-feira, 13 de março de 2015

Uma escola nascida sob o símbolo do protesto

Do blog de Magno Martins



No primeiro ato da agenda à parte ao seminário “Todos por Pernambuco”, há pouco, no Sertão do Araripe, o governador Paulo Câmara (PSB) viveu um momento de muita emoção na inauguração da escola estadual de ensino médio Gênifa Felisbela Nobre, em Serrolândia, distrito de Ipubi.
Tudo porque a unidade de ensino nasceu de um gesto inusitado e ousado do ex-governador Eduardo Campos, que há sete meses perdeu a vida num acidente aéreo. Corria o ano de 2013 quando numa visita a Ipubi, a comitiva de Eduardo enfrentou um protesto de estudantes pela melhoria das condições físicas e de ensino da escola.
O então governador desceu do carro que o conduzia e se dirigiu aos manifestantes, sozinho, sem um único segurança ou assessor. Quando compreendeu a razão do protesto pediu para ir conhecer a escola e, após percorrer as suas instalações, se indignou com o estado precário da unidade.
Diante do que viu, não apenas prometeu que transformaria as quatro salas que compunham a escola, com um banheiro imundo, numa escola decente, como demitiu a então coordenadora da Gerência Regional de Educação, Cleide Alencar, que tinha um parentesco distante dele. A professora Maria Ilijânia, que liderou o protesto, só acreditou na promessa depois que viu o ato de demissão da servidora.
Hoje, escolhida para discursar no ato de entrega da escola, que custou R$ 1,4 milhão, Ilijânia, bastante emocionada, tratou Eduardo comoum  político diferenciado. “Na sua simplicidade, ele veio até nós e, sensível ao que viu, nos deu a oportunidade de realizar esse sonho. Isso se chama sensibilidade e elevado espírito público”, disse.
De líder grevista, a professora foi alçada à coordenadora da escola entregue hoje, sob fortes aplausos dos alunos presentes. O governador Paulo Câmara cumpriu a sua parte e entregou a obra, iniciada por Eduardo. Mas quem acabou sendo o grande homenageado foi o próprio Eduardo.
Estudantes e admiradores levaram faixas, cartazes e adesivos com a foto do ex-governador. Diante de um ambiente carregado de forte emoção, num dia 13 em que já se passaram sete meses da morte do líder socialista, muita gente não resistiu e chorou, como Paulo Câmara, o prefeito Alexandre Arraes, primo de Eduardo, e vários secretários, além do povo simples na plateia.








A escola que nasceu de um protesto e foi materializada na palavra cumprida do ex-governador abre vaga para 600 alunos e tem uma estrutura moderna, com quadra coberta e até auditório. Serrolândia, onde está localizada a unidade educacional, é uma comunidade pobre, perdida no Sertão do Araripe.

Para alegrar ainda mais a comunidade, que lotou as dependências da escola, o governador Paulo Câmara deu um presente especial: assinou a ordem de serviço para pavimentação da estrada que liga o distrito ao centro de Ipubi, que fica a 660 km do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário