sexta-feira, 13 de março de 2015

Battisti teve prisão revogada e já está solto



O italiano Cesare Battisti foi solto no fim da noite desta quinta-feira (12). O advogado de Battisti, Igor Sant'Anna Tamasauskas, informou que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região aceitou o pedido de liberdade provisória feito pela defesa nesta quinta. A decisão do juiz federal Cândido Ribeiro determinou "o imediato cumprimento" do pedido liminar de soltura. Na decisão, o magistrado deixou claro que não compete à Justiça Federal modificar decisões tomadas por instâncias superiores.

"Com o habeas corpus, o caso foi resolvido com a celeridade que precisava e a Justiça foi feita", disse Tamasauskas. "Agora acreditamos que as coisas irão entrar no eixo", acrescentou. Battisti havia sido detido pela Polícia Federal na tarde desta quinta e conduzido para a superintendência da PF de São Paulo.
Atendendo a um pedido do Ministério Público, a juíza Adverci Rates, da 20ª Vara Federal de Brasília, determinou, no último dia 26, a deportação do italiano. Integrante do grupo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) nos anos 1970, Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Itália sob acusação de ter cometido quatro assassinatos. Ele conseguiu fugir da Itália, morou alguns anos na França, passou pelo México e, em 2004, veio para o Brasil. A defesa de Battisti ingressou nesta quinta com recurso da decisão que determinou a deportação. O advogado anunciou ainda que com medida correcional contra a juíza Adverci Rates. "Não cabe a uma juíza de primeiro grau decidir sobre a deportação dele", disse Tamasauskas.  (Da Folha Online)


Nenhum comentário:

Postar um comentário