domingo, 12 de outubro de 2014

PSB vai à direita pela 1ª vez desde a fundação


De O Estado de S.Paulo
Sem Eduardo Campos, o PSB ensaia pela primeira vez uma trajetória à direita do espectro político desde sua fundação em 1947. A legenda, que desde a redemocratização viveu sob a órbita do PT, a quem apoiou em cinco das seis últimas eleições presidenciais e integrou sua base aliada em 11 dos 12 últimos anos, se apresenta pela primeira vez como aliado nacional do PSDB.  O partido decidiu apoiar, no 2º turno, Aécio Neves (PSDB) contra a reeleição Dilma Rousseff (PT).
Foram 21 votos pró-tucano, 7 pela neutralidade e um pró-Dilma. Depois, articulou sua sucessão interna de modo que os que se posicionaram contra o apoio ao tucano ficassem excluídos da Executiva nacional. De quebra, iniciou conversas com tucanos para ser seu braço de apoio em uma eventual base aliada de Aécio; ou uma oposição a Dilma, se ela for reeleita.
Um dos que lideraram esse movimento, o presidente do PSB em Minas, deputado Júlio Delgado, diz que a mudança é um momento histórico. "Nunca antes havíamos ficado com o PSDB contra o PT", disse, ressaltando não se tratar de submissão aos tucanos.
O próximo presidente do partido, Carlos Siqueira, que coordenou a campanha de Campos até a sua morte, em 13 de agosto, diz que a legenda continuará a perseguir o socialismo. "Eventual apoio ao PSDB não passa de eventual apoio, como apoios já foram firmados com o PT."
Campos fazia um jogo político situando-se em âmbito nacional com o PT e liberando a sigla para apoiar o PSDB ou quem estivesse no poder em nível regional. Essa fórmula se rompeu depois que ele decidiu se candidatar a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário