segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ibope prevê baixa taxa de renovação na Câmara Federal


Felipe Carreras - reprodução facebook

Pesquisas feitas pelo Ibope em vários estados indicam que a taxa de renovação na Câmara Federal pode ficar aquém do esperado. A média nas eleições anteriores foi de 50%.
No entanto, segundo o instituto, dos 90 candidatos a deputados federais mais lembrados pelos eleitores em 18 unidades da Federação, apenas três são estreantes nas urnas e não pertencem à família de políticos.
Um deles é o pernambucano Felipe Carreras (PSB-PE), que foi secretário de turismo da Prefeitura do Recife e antes de entrar na política era produtor cultural.
Os outros 87 ou já são políticos ou descendem de políticos tradicionais.
Os dados foram calculados com base no resultado das pesquisas da série “Deputados do Ibope”.
A conclusão do Ibope é que o discurso da “renovação” que ganhou força após as manifestações de junho de 2013 não terá  força nas eleições proporcionais.
Dos candidatos que vão estrear nas urnas, destacam-se, segundo o Ibope, Dulce Miranda (PMDB-TO), casada com o ex-governador Marcelo Miranda e Pedro Vilela (PSDB-AL), neto do ex-senador Teotônio Vilela.
Quando se leva em conta todos os 90 candidatos, a taxa dos que têm parentes na política é considerada alta: 44%.
O Rio Grande do Norte chama a atenção nesse quesito: todos os cinco candidatos mais lembrados pelos eleitores vêm de famílias tradicionais: Maia, Alves, Rosado, etc.(Do blog de inaldo sampaio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário