quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dilma ganha a eleição no primeiro turno no dia a dia


BLOG DE RENATO RIELLA
 A presidente Dilma administra a própria imagem diariamente e consegue permanecer em curva ascendente nas pesquisas de opinião. Acredite: ela pode mesmo ganhar a eleição de 2014 em primeiro turno diante de qualquer adversário, segundo as últimas avaliações. Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) não conseguiram descobrir um discurso para abalar Dilma. Minuto a minuto ela muda de estratégia e deixa os dois doidões.
Agora há a perspectiva de aumento dos combustíveis em dezembro. É uma jogada genial. Por um lado, desde já, a Petrobras começa a sentir os efeitos positivos da medida, com a valorização das suas ações.
Além disso, o aumento da gasolina vai equilibrar as contas dessa grande empresa, que hoje importa combustível com prejuízo, diante do preço baixo do produto vendido no mercado brasileiro.
No entanto, a maior esperteza é aumentar a gasolina somente em dezembro, quando o impacto no índice de inflação do ano de 2013 será limitado.
Dilma fecha o ano com inflação abaixo de 6%, o que é suportável, e perspectiva de crescimento do PIB em 2,5%, o que é mais do que o resultado obtido pelas grandes nações.
Mesmo assim, há uma maré interna e externa de pessimismo, num viés quase catastrófico, que não combina com um país (o Brasil) que tem quase US$ 400 bilhões de reservas internacionais.
Só para comparar, quando FHC lançou o Plano Real, em 1994, comemorou com grande estilo o nível de reservas em US$ 25 bilhões. Hoje temos 15 vezes mais, o que nos dá força na economia mundial.
Há o déficit das contas públicas, que foi assumido por Dilma de forma premeditada. O investimento social nas bolsas, a desoneração da cesta básica e do transporte coletivo, entre outras medidas, fizeram grande parte dos brasileiros sair da zona da miséria.
Além do mais, o Brasil fecha 2013 com um dos índices de desemprego menor do mundo (abaixo de 6%) e com a situação política mais equilibrada, pois os protestos só devem voltar pra valer em 2014.
Para completar, Dilma foi inteligente de não se comprometer com a turma do Mensalão. E pode dizer que imprimiu um tom tão democrático ao país que a cúpula do seu próprio partido foi para a cadeia, sem o regime pestanejar.
O Brasil hoje vive dominado por analistas econômicos que não conseguem ver o todo.
E o todo pode reeleger Dilma em primeiro turno, se não houver nenhum tsunami. Mas qual? Qual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário