sexta-feira, 12 de julho de 2013

INSCRIÇÕES PARA O SSA DA UPE COMEÇAM SEGUNDA E O TRADICIONAL, EM AGOSTO



Entre as novidades está a abertura do curso tecnológico de Gestão em Logística


Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Vagas são remanejadas e SSA passa a contar 40%


Os feras já podem começar a se organizar. Tem início nesta segunda-feira (15) e segue até o dia 14 de agosto, as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). A notícia foi dada durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (12). O valor permanece o mesmo R$ 70. Já o vestibular tradicional, tem inscrições realizadas a partir do dia 5 de agosto, seguindo até o dia 4 de setembro. Para este, o fera deve efetuar o pagamento de R$ 110. Os procedimentos devem ser realizados exclusivamente pela internet.
Para este ano, os feras contam com um novo curso Tecnológico de Gestão em Logística, no campus Salgueiro, que oferecerá 40 vagas. Ao todo, serão 3.470, distribuídas em 53 cursos de graduação, sendo 2.080 para o tradicional e 1390 para o SSA. As ofertas são distribuídas na RMR, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão. Nesta edição houve um remanejamento do quantitativo geral das vagas, o SSA passa a ter 40% das vagas, o dobro do oferecido no ano passado, e o tradicional, menos, 60%, sendo 20% destinado a cotistas. Estima-se que 40 mil candidatos se inscrevam nesta edição.
O ingresso será feito de duas formas, através de vagas reservadas para candidatos cotistas e não cotistas. A primeira etapa compreende as provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segunda, um conjunto de provas objetivas específicas aplicadas pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da UPE e a redação, que esse ano terá tema único e será corrigida pela UPE. "Ainda estamos em um processo avaliativo em relação a correção da redação. Mas, como realizamos dois processos seletivos distintos, e alguns candidatos prestam os dois exames (SSA e tradicional), achamos mais justo fazer um único tipo de avaliação", esclarece o vice-presidente da Comissão, Ernani Martins.
Estas serão realizadas apenas em dois dias, 24 e 25 de novembro, diferente do ano passado, quando foram em três dias. No primeiro dia, além da redação, que será corrigida pela Comissão da UPE, os candidatos responderão a 32 questões distribuídas entre duas áreas de conhecimento de acordo com cada curso. Serão elas: Língua Portuguesa, que é obrigatório para todos; Literatura Brasileira, História e Química. No segundo dia, 40 questões, também de duas áreas do conhecimento. As disciplinas avaliadas serão Física, Geografia, Língua Estrangeira, Filosofia/Sociologia, Biologia e Matemática.
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Pela primeira vez, Enem será usado como primeira fase
Para o SSA1 serão aplicadas 44 questões no primeiro dia e 46 no segundo; distribuídas em com cinco disciplinas diferentes, cada dia. Já o SSA 3, também realizado em dois dias, serão 42 questões e 58, respectivamente. Aqueles que irão se submeter ao exame, pela primeira vez, terão que ter um CPF e um endereço de e-mail válido. Os que já possuem cadastro, sé é necessário realizar atualização dos dados. Nesta edição, todos os feras terão acesso a prova de redação, corrigida, não mais sendo necessário entrar com o pedido.
 
Isenção de taxa
Os inscritos no Cadastro Único para Programa Sociais (CADúnico), que possuam renda familiar mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, devem informar a necessidade de isenção na taxa de inscrição, no momento da inscrição e preenchimento do campo NIS do formulário eletrônico. Os candidatos com necessidades especiais vão participar de forma igual do processo de ingresso, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação, critérios de aprovação e pontuação mínima exigida para todos os demais candidatos. Por outro lado, os que necessitarem, devem encaminhar requerimento a Prograd, os recursos especiais necessários, anexando parecer médico especializado que justifique sua solicitação.
Confira as datas de provas e prazos
Inscrições | 05 de agosto a 4 de setembro
Solicitação de isenção da taxa de inscrição para os alunos que possuem NIS em seu nome | 5 a 9 de agosto
Divulgação dos candidatos isentos da taxa de inscrição | 19 de agosto
Data-limite para pagamento do boleto bancário após o término das inscrições | 6 de setembro
Recebimento de solicitação de regime especial para as provas 9 a 13 de setembro
Divulgação dos candidatos inscritos na condição de concorrentes ao Sistema de Cotas. Período de confirmação ou desistência de concorrência dos candidatos inscritos na condição de cotistas | de 16 a 20 de setembro
Período de correção de dados cadastrais para o cartão informativo | de 9 a 13 de setembro
Divulgação do cartão informativo contendo os locais de provas | a partir de 28 de novembro
Realização das provas | 24 e 25 de novembro
Divulgação dos classificados | até 31 de janeiro de 2014
Divulgação dos possíveis remanejáveis | até 4 de janeiro
Divulgação do edital de matrícula | até 20 de janeiro de 2014
Acesso ao espelho da redação corrigida (apenas no sistema) | a partir de 10 de fevereiro de 2014

Enem | 26 e 27 de outubro
SSA 3 | 10 e 11 de novembro
Vestibular tradicional | 24 e 25 de novembro
SSA 1 | 15 e 16 de dezembro
SSA 2 | 15 e 16 de dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário