segunda-feira, 8 de julho de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO: A JUVENTUDE NAS RUAS



Essas últimas semanas foram de muita agitação nas principais cidades do Brasil. Depois de longos e silenciosos anos, a juventude voltou às ruas para protestar contra os altos preços das passagens de ônibus nas grandes cidades do país. O movimento que surgiu na capital paulista acabou tomando conta do Brasil. De uma simples reivindicação para baixar o preço da passagem em São Paulo, tornou-se motivo para várias outras reivindicações. A Juventude passou a exigir melhores condições de transporte, educação, saúde, segurança e abaixo a corrupção. Tudo isso é maravilhoso se olharmos através da luneta da democracia, mas se olharmos com mais precisão, através do microscópio da razão, iremos enxergar muitos “micróbios” e “bactérias” da direita reacionária e golpista infiltradas dentro do “corpo” desses movimentos. Se faz necessário que o “médico” povo fique bem atento nos “exame” desses movimentos, pois uma luta que foi travada por um movimento de esquerda como MPL (Movimento Passe Livre) de repente viu sua luta ser apropriada pela a direita e pôr a maior emissora do país a Rede Globo.
A Globo que no primeiro momento condenou os protestos feitos pelos jovens e escalou seus colunistas para criticarem esses movimentos, mas de repente muda de posição a passar a apoiar esses protestos. Quem não lembra de Arnaldo Jabor dizendo que esses jovens não valiam nem os vintes centavos que eles estavam lutando para baixar nas passagens? Pois é, essa é dona Globo uma empresa que foi construída com dinheiro do povo brasileiro através do apoio que recebeu dos militares e com dinheiro ilegal da Time Life empresa americana. A Globo nunca apoiou movimentos populares durante sua existência, sempre condenou o MST, a CUT, os SEM TETOS e tantos outros movimentos sociais, de uma hora para outra vira socialista e passa a dá total apoios ao movimento MPL. Ora, quando a Globo percebeu que o movimento poderia ser usado contra o governo da presidenta Dilma, ela logo tomou conta dessa agenda, pois ficou fácil diante da falta lideranças do movimento já que eram muitas as reivindicações, e não havia uma pauta única.
Mesmo apoiando o movimento, a Globo sofreu boicote por parte dos manifestantes. Seus repórteres tiveram que trabalhar sem identificação, falavam do alto dos prédios já que não podia correrem o risco de ao entrevistarem os participantes dos protestos e serem agredidos. Como bem diz o grito da massa “O povo não é bobo. Fora a Rede Globo!”. Uma empresa que teve participação no golpe de 64 e que agora quer mais uma vez manipular a juventude brasileira que foram as ruas reivindicar um país mais digno para todos. Esperamos que os políticos possam aprender uma grande lição desses movimentos e que possam, de uma vez por toda, aproximar-se do povo que os elegeram.
Todo esse protesto da juventude é fruto de um sistema capitalista cruel que só visam ao lucro sem se preocupar com a vida. As grandes cidades se tornaram um inferno ninguém suporta mais o trânsito caótico onde as pessoas perdem 3 a 4 horas diárias até chegarem em suas casas, a seus destinos. Houve uma priorização na compras de carros, enquanto o transporte público ficou esquecido e essa bomba um dia iria estourar, o que acabou acontecendo. Enquanto as grandes montadoras vendia milhões de carros, o povo não conseguia ir trabalhar com o péssimo transporte público oferecido a ele. O protesto contra o aumento das passagens foi a gota d’água para o estouro da revolta.
 Esperamos que a presidenta Dilma saiba aproveitar esse momento para avançar com uma agenda de esquerda fazendo uma grande reforma política de verdade. Que realmente contrate os médicos estrangeiros já que aqui no Brasil existe um grande cartel dos médicos que não querem trabalhar nas pequenas cidades e quando vão não cumprem seus horários. Esse é um grande momento para o Brasil. Não podemos desperdiçar! Temos que avançar na luta contra a corrupção, porque não adianta protestar e depois voltar em prefeitos fichas sujas. Queremos um Brasil direito e não uma direita no Brasil! É hora de ficarmos alertas com as intenções golpistas da mídia e da direita. O próximo passo será acabar com “o bolsa família”. Quem viver verá!
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário